MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Uma menina turca de (apenas) dois anos 17 Agosto 2022

A criança de apenas 2 anos estava sozinha no quintal da casa quando surgiu uma cobra. Os vizinhos ouviram-lhe os gritos e ao acorrerem viram que a ainda bebé tinha entre os lábios uma cobra. O réptil tinha-lhe mordido o lábio e ela deu-lhe o troco, mordendo-a também. Sobre o que se seguiu há duas versões: uma diz que a cobra morreu da mordida, outra diz que foi um vizinho que a matou.

Uma menina turca de (apenas) dois anos

O facto insólito — que aconteceu há uma semana em Bingol, na região de Kantar, leste da Turquia e entrou nos noticiários mundo fora — catapulta a bebé "Safia" Ercan para a esfera dos heróis lendários,

A real "Safia" (na foto) — que revidando à mordida no lábio inferior dá uma valente trincadela na agressora de 50 cm— relembra-nos o mítico Hércules (futuro visitante destas ilhas então lendárias Hespérides) que no berço matou uma cobra e há milénios inspira criadores, como o escultor deste bronze (na foto ao alto), do século dezassete.

O pai da criança, Mehmet Ercan, estava a trabalhar e só tem uma explicação para o que aconteceu à filha: "Alá estava lá para a proteger".

Valente é sem dúvida a "Safia" que matou a cobra à dentada, segundo o britânico The Sun ou a "Safia" que mordeu a cobra que o vizinho viria a matar, segundo o britânico The Mirror.

As crianças são mais vulneráveis às toxinas inoculadas pela mordida de uma cobra, segundo o site da OMS-Organização Mundial de Saúde dedicado aos envenenamentos causados por cobras.

A menor massa muscular da bebé podia ter sido gravemente atingida por neurotoxinas (que interferem com os impulsos nervosos) ou hemotoxinas (que causam hemorragias) o que só depende do quão venenosa é a cobra.

Neste caso do dia 10 de agosto, em que a espécie da cobra não foi identificada, é de presumir que esta não era das mais venenosas, daquelas cuja mordida pode resultar em paralisia, falência de órgãos diversos, rotura de tecidos e morte.

Fotos: A real "Safia" faz lembrar o mítico Hércules (futuro visitante destas ilhas então lendárias Hespérides) que no berço matou uma cobra e há milénios inspira criadores, como o escultor deste bronze (na foto ao alto), do século dezassete.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project