O evento intitulado “Diálogo entre Gerações”, conforme uma publicação da universidade, visa não apenas homenagear Amílcar Cabral, mas também fomentar um diálogo intergeracional sobre os ideais e legado de Cabral no seio dos estudantes universitários, académicos e membros da comunidade.
“Terão a oportunidade de debater ideias e partilhar experiências, reforçando o compromisso com os princípios de justiça social, independência e desenvolvimento que Cabral defendeu”, avançou a mesma fonte, que acredita ainda que este evento representa uma oportunidade única para aprofundar o entendimento sobre uma figura histórica crucial e seu impacto contínuo na sociedade cabo-verdiana.
A mesa redonda acontece esta terça-feira, 12, às 09:00, no Edifício 08, Auditório 101, no Campus da Universidade de Cabo Verde, na Praia.
Amílcar Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924 em Bafatá, Guiné Conacri, filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora. Cabral foi poeta, agrónomo, e “pai” da independência conjunta de Cabo Verde a 5 Julho de 1975 e Guiné-Bissau oficialmente a 10 Setembro de 1974.
A 20 de Janeiro de 1973, o fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, actual Partido Africano da Independência de Cabo Verde — PAICV), Amílcar Cabral, foi assassinado na Guiné-Conacri, a oito meses da declaração de forma unilateral, da independência da Guiné-Bissau.
A Semana com Inforpress