Conforme uma nota enviada ao asemanaonline, o livro intitula-se: Os Donos da Terra; As Donas da Terra; Ou… As Terras de Ninguém; Questões Agrárias, Género e Desenvolvimento. O livro será apresentado por Claúdio Alves Furtado, professor de História de África e Sociologia na Universidade Federal da Bahia, e Clementina Furtado, Doutora em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Livre de Bruxelas/Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
O seu propósito visa analisar as lógicas sociais e culturais que regem o acesso, a posse e a gestão das terras agrícolas na ilha de Santiago, particularmente nas comunidades de Charco e Boaventura, onde foram realizadas as pesquisas. “O trabalho da autora foi feito com um foco particular nas problemáticas de género, destacando desigualdades e desfasamentos entre homens e mulheres perante estas questões”, lê-se na nota.
Além das suas funções atuais na Uni-CV, a autora trabalha como consultora e realiza pesquisas, principalmente com foco na área de sociologia e em vários temas, nomeadamente Cabo Verde, mulheres rurais, desenvolvimento, questões agrárias e questões de género.
Carla Carvalho é doutorada em Estudos de Desenvolvimento pelo Instituto Superior da Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (2019), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de Cabo Verde (2009), e graduação em Sociologia pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (2005).