ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Uni-CV prevê aumentar número de estudantes com abertura do novo campus em Palmarejo Grande 20 Julho 2021

A reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Judite de Nascimento, mostrou-se esta segunda-feira, 20, optimista em relação ao aumento do número de estudantes no próximo ano lectivo (2021/2022), com a abertura do novo Campus da Universidade, em Outubro próximo. Um projecto do Governo de José Maria Neves financaido pela China e que vem sendo implementado, desde 2016, pelo atual executivo.

Uni-CV prevê aumentar número de estudantes com abertura do novo campus em Palmarejo Grande

«Este ano contamos com um aumento de número de novos alunos, porque teremos o novo campus, onde fizemos uma divulgação muito mais alargada, mudamos o modelo de divulgação de ofertas e acredito que podemos ter algum incremento nos ingressos”, assegurou a reitora que falava à Inforpress sobre os preparativos para o ano letivo 2021/22.

Judite de Nascimento explicou ainda que com a crise provocada pela pandemia da Covid-19, tiveram de reformatar totalmente o modelo de divulgação das ofertas formativas, com foco nas redes sociais, cartazes personalizados e webinar que, segundo a mesma, tem permitindo divulgar os cursos de uma forma muito mais alargada.

Segundo a Inforpress, a Reitora revelou que com a crise pandémica de 2020, houve uma ligeira diminuição em comparação com o ano anterior, mas há uma espetativa em aumentar o número de ingressos com a entrada em funcionamento do novo Campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que tem capacidade para acolher 4.890 estudantes e 476 docentes em cada período.

"Avançou, que para este ano, estão disponíveis cursos de licenciaturas, mestrados e cursos profissionalizantes, onde a nível da graduação será introduzida pela primeira vez a licenciatura em Direito", cita a nossa fonte.

Por outro lado, disse que a situação financeira da universidade continua “crítica”, sendo que os alunos continuam a não pagar as propinas e a instituição continua com dívidas “avultadíssimas” que tem tido impacto a nível da gestão financeira da Uni- CV e de outras.

Judite de Nascimento não quis comentar o facto de as instituições privadas não receberem nenhum subsídio do Estado, mas explicou que os 34% do subsídio que a Uni-CV recebe é para compensar o fato de cobrar propinas abaixo daquilo que é o preço do curso.

“Apesar de receber apoio do Estado, a situação continua crítica”, referiu a reitora que considerou que esta verba não coloca a Uni-CV numa situação melhor do que as outras.

Á Inforpress, a Reitora garantiu que para ultrapassar esses constrangimentos, deverá haver uma formalização do sistema de ensino superior, com o alargamento de bolsas de estudos para as universidades públicas e privadas, onde se defina um modelo único do montante da bolsa nacional.

Projeto concebido e e negociado pelo governo de José Maria Neves

Orçado em cerca de 5,6 milhões de contos, o projeto da construção do novo Campus da Uni-CV foi concebido e negociado pelo Governo de José Maria Neves e financiado pela República Popular da China. Visa dotar a universidade pública de Cabo Verde de melhores infraestruturas físicas e condições de funcionamento. De salientar que o edifício vai ser entregue ao Governo de Cabo Verde no próximo dia 23 de Julho, de acordo com a nossa fonte.

"O campus comporta salas de aula, laboratórios informáticos, edifícios de administração, edifícios pedagógicos, laboratórios, biblioteca, dormitórios, salas de reunião/auditório, centro de serviços (incluindo refeitórios), sala de equipamentos, guarita, torre do sino e campos desportivos", cita a Inforpress, acrescentando que o lançamento da primeira pedra para a construção do Campus Universitário aconteceu a 20 de Junho de 2017 e foi co presidido pelo chefe do Governo e pelo embaixador da China acreditado na cidade da Praia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project