ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Uni-CV realiza 2ª Jornada Científica em Biologia & Saúde 19 Junho 2018

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza a 2ª Jornada Científica em Biologia & Saúde, sobre o tema “Epidemiology and Genomics of Microbial Infections and Antimicrobial Drug Resistance (AMR)”, que decorre, a partir desta terça-feira,19,, prolngado para os 20 e 25 deste mês, no auditório da Reitoria, no Plateau - Cidade da Praia. Tendo como objectivo divulgar o projeto “ANCoVer Network”, a sessão solene da abertura do evento conta com a presença Pró-Reitor para Investigação e Pós-Graduação, Aristides Silva, e da Diretora Nacional da Saúde do Ministério da Saúde e Segurança Social, Maria da Luz Lima.

Uni-CV realiza 2ª Jornada Científica em Biologia & Saúde

O projecto “ANCoVer Network” surgiu de uma parceria entre a Uni-CV, Universidade de Leicester (UoL), Reino Unido e Ministério da Saúde e Segurança Social (MSSS), com a finalidade de partilhar a investigação científica realizada em Cabo Verde na área e actualizar o conhecimento em Genética e Resistência microbiana.

A organização deixa entender que esta 2ª Jornada Científica em Biologia & Saúde é especialmente dirigida aos profissionais da área da Saúde (humana, agrícola, veterinária e pública), docentes investigadores nacionais e internacionais, bem como aos estudantes das áreas da Biologia e Saúde, “para que possam explorar diversos aspectos relacionados com o tema.

“Dada a disseminação geral e mundial da resistência microbiana a antibióticos, o tema escolhido para a 2ª jornada revela a preocupação do projecto em curso intitulado “Estudo das interacções hospedeiro-patogénio presentes na infecção pela bactéria Helicobacter pylori em Cabo Verde”, que será apresentado no dia 20 de, pelo médico gastroenterologista, Francisco Barbosa Amado”, lê-se.

Ainda de acordo com a nossa fonte, resultados preliminares de estudos realizados no País, indicam alguma resistência a antibióticos usados correntemente na prática clínica em Cabo Verde, incluindo casos de resistência múltipla. “Esse estudo para um melhor conhecimento da existência e níveis de resistência anti-microbiana em Cabo Verde, bem como estudará o impacto da prescrição de antibióticos com base em exames laboratoriais”.

É nesta linha de conta, que o Projecto “ANCoVer Network” pretende estabelecer uma network (grupo de trabalho) multidisciplinar para avaliar o aparecimento e disseminação da resistência a anti-microbianos (RAM) em Cabo Verde, bem como apoiar um estudo de avaliação clínica e económica do impacto do estabelecimento de um laboratório central de microbiologia clínica na prática de prescrição de antibióticos e no desenvolvimento da resistência microbiana a antibióticos em Cabo Verde.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project