REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Uni-Piaget faz levantamento de âncora do século XVIII ou XIX 07 Outubro 2020

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (Uni-Piaget) vai proceder esta quarta-feira,07, ao levantamento de uma âncora antiga, provavelmente do século XVIII ou XIX, que se encontra abandonada na Calheta de São Martinho, ilha de Santiago.

Uni-Piaget faz levantamento de âncora do século XVIII ou XIX

Conforme uma nota enviada ao asemanaonline, a âncora será transportada para a universidade, para que seja enviada depois, ao acervo do Museu de Pesca em São Nicolau.

Considerando o interesse deste bem para o Museu da Pesca de Tarrafal de São Nicolau, resultante de uma parceria público-privada, o lnstituto do Património Cultural (IPC) autorizou o levantamento deste achado e sua incorporação no referido museu.

“Este objeto fará parte do inventário do património móvel, enquanto património do país, com a indicação da sua alocação ao Museu da Pesca”. Tal ato, acontece após o reitor da UniPiaget, Wlodziemierz Jozef Szymaniak, ter comunicado ao IPC sobre o achado da âncora na localidade de Calheta de São Martinho, no Municipio da Ribeira Grande de Santiago, no âmbito do regime do Património Cultural, lei n° 857JX/2020 de 20 de abril, que atribui ao IPC a responsabilidade de promover a salvaguarda dos bens materiais e imateriais que, sendo testemunhos com valor de civilização ou de cultura portadores de interesse cultural relevante para a preservação da identidade e a valorização da cultura cabo-verdiana.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project