“Ao longo deste primeiro ano, podemos dizer que a nossa Universidade passou, com boas qualificações, o seu primeiro teste: Efetivamente, com base em um questionário dirigido a pessoas com mais de sessenta anos realizado em 2020 para conhecer a opinião dos séniores sobre a natureza e a missão desta nova entidade, elaborou-se um plano de atividades que procurou incluir as propostas e sugestões apresentadas, apostando em áreas consideradas prioritárias para início das atividades a saber: a académica, a lúdica e a da cidadania”, realçou a conferencista.
Segundo precisou, na área Académica, foram programados e realizados os cursos de Informática, Escrita da Língua Cabo-verdiana, Inglês através da música e Francês. “Na área Lúdica, organizaram-se três oficinas de culinária, sendo duas destinadas a pessoas diabéticas e uma vegan. Duas excursões muito concorridas foram, igualmente, realizadas, com sucesso”.
Crispina Gomes Rodríguez acrescentou que na área da cidadania a Uni-Sénior desenvolveu várias ações. “Na área de Cidadania, organizamos uma conferência sobre problemas do sono na terceira idade, participamos na discussão do Estatuto da Pessoa Idosa a convite do Ministério da Família e Inclusão Social. Participamos ainda no congresso sobre envelhecimento ativo e saudável realizado na ilha do Sal a convite do Ministério da Saúde, para além de conferências e mesas redondas organizadas pela Câmara Municipal da Praia. Colaboramos também com o GACSA na gestão e distribuição de cestas básicas nos concelhos mais afetados pela insegurança alimentar, a saber: Porto Novo, São Domingos, Ribeira Grande de Santiago e ainda na Praia e Mindelo”, enumerou.
Parcerias e expansão da Uni-Sénior
Referindo-se ao crescimento da instituição, Crispina Gomes revelou que vários encontros têm tido lugar para a criação de polos da Uni-Sénior em outros concelhos e ilhas de Cabo Verde, sendo já uma realidade a criação do polo do Mindelo. Avançou que estão ainda em curso negociações para a abertura de polos na Ribeira Grande de S.Tiago e São Domingos.
A conferencista fez questão de realçar que todas as atividades aqui registadas só foram possíveis graças a importantes parcerias e apoios recebidos de diversas instituições, sócios e sócias, bem como de amigos. “Queremos destacar a parceria com várias instituições como: a Fundação Amílcar Cabral que nos cedeu temporariamente uma sala onde funciona a sede da Uni-Sénior, a Câmara Municipal da Praia que nos financiou dois estagiários para nos apoiar, a Direção Geral da Família que nos ofereceu alguns equipamentos, a CVTelecom, o Ministério da Educação através da Escola Pedro Gomes, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a NOSI, a Assembleia Nacional, a Empresa Transcor, isto apenas para nos referirmos aos mais decisivos apoios na montagem da universidade”, concluiu Crispina Gomes Rodríguez, agradecendo as instituições referidas.