INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

União Africana lança zona de livre comércio continental 23 Mar�o 2018

A maioria dos 55 Estados-membros da União Africana (UA) assinou um acordo que prevê lançar o Tratado de criação da Zona de Livre Comércio Continental (ZLEC, na sigla francesa). O acordo foi assinado por 44 dos 55 Estados-membros da UA. Apesar de assinado, desconhece-se quando entrará em vigor, sendo que o passo seguinte é a ratificação interna dos Estados signatários. Serão necessárias pelo menos 22 ratificações para que o acordo entre em vigor.

União Africana lança zona de livre comércio continental

A Nigéria, uma das mais poderosas economias africanas e o país mais populoso do continente, não rubricou o acordo, pediu mais tempo para analisar as implicações da iniciativa.

Segundo a UA, a zona de livre comércio, que visa fortalecer os fragmentados mercados africanos e a presença, a uma só voz, na cena internacional nas negociações com outros blocos, vai permitir apoiar o desenvolvimento de um continente com cerca de 1.200 milhões de habitantes.

A ZLEC permitirá criar o maior mercado do mundo, uma vez que envolverá os 55 Estados-membros da UA, com um Produto Interno Bruto (PIB) acumulado a ascender a 2.500 mil milhões de dólares (2.030 mil milhões de euros). C/Agências

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project