ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

União Europeia doa material de biossegurança e testes a Angola 05 Janeiro 2021

A Ministra da Saúde angolana congratulou-se esta segunda-feira, 04, com a doação de material de biossegurança e de testes à Covid-19 feito pela União Europeia (UE), afirmando que o material vai ajudar na campanha nacional de vacinação, prevista para fevereiro.

União Europeia doa material de biossegurança e testes a Angola

"Vem aqui por esta altura um reforço que nos vai ajudar, não só para abordagem preventiva dos pacientes, mas também para enfrentarmos o desafio que se avizinha, que é a campanha de vacinação nacional e, para este também, o material de biossegurança é necessário", afirmou Sílvia Lutucuta, em Luanda, citado pela Lusa.

A governante, que falava esta segunda-feira, na sede da Central de Compras e Distribuição de Medicamentos e Dispositivos Médicos de Angola (Cecoma), onde recebeu a doação, agradeceu o "apoio incondicional da UE, não só no período da pandemia, mas em todos os outros projetos ligados à saúde". “A oferta da União Europeia a Angola, avaliada em 378,17 mil euros, é composta de material médico específico de proteção e testagem da Covid-19”, escreve a nossa fonte.

Entre o material doado, contam-se 300 mil máscaras cirúrgicas do tipo II, 30 mil máscaras do tipo IIR, 44 mil outras KN95, 50 mil toucas descartáveis, 100 mil proteções para sapatos, 475 fatos de proteção nível I, 475 fatos de proteção nível II, 950 óculos de proteção, 15 mil viseiras, 4.000 testes rápidos e 8.000 luvas descartáveis em vinil.

Sílvia Lutucuta recordou que a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 tem início previsto para Fevereiro e compreende três fases, sendo que na primeira devem chegar ao país 12 milhões de doses de vacinas, doação da iniciativa Covax, segundo escreve a Lusa.

"E, nesta fase inicial, só vamos vacinar cerca de seis milhões de pessoas e dentro das prioridades que já estão definidas, como profissionais de saúde, forças de ordem e segurança, pessoas expostas. Temos também várias caracterizações, como a idade e o nível de exposição, pessoas com comorbilidade. Depois temos outras fases", explicou, citado pela mesma fonte.

De acordo com a governante angolana, o país já dispõe de máquinas e/ou equipamentos para fazer o teste da nova variante da Covid-19, "que precisa de uma análise genética, e os respetivosreagentes chegam esta semana ao país".

Questionada pela Lusa, de como se vai processar a distribuição do material de biossegurança às unidades hospitalares do país, em face de algumas reclamações sobre a escassez desse material, a governante garantiu que serão afinados os mecanismos de gestão a nível local.

"É bom aqui informar que os orçamentos das nossas unidades sanitárias é descentralizado, nós vamos continuar a trabalhar com as unidades sanitárias para parte deste material de biossegurança ser mesmo adquirido com base nos seus orçamentos e a Cecoma irá complementar", frisou, acrescentando que o país faz um esforço “muito grande”, no sentido de garantir que todos esses meios sejam, em primeira instância, distribuídos às províncias, e essa gestão é local, “mas para afinar os mecanismos de gestão a nível local para melhorar o quadro" assegurou.

Ainda, de acordo com a Lusa, a cerimónia de entrega do material de biossegurança ao Ministério da Saúde angolano foi presidida pelo ordenador nacional do Fundo Europeu para o Desenvolvimento e ministro da Economia e Planeamento angolano, Sérgio Santos, e a embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen.

Sérgio Santos considerou, na ocasião, "que não é possível que haja economia sem saúde", referindo que a doação surge para defender as vidas. "E, por isso, estamos com o Ministério da Saúde, que está a defender a vida dos angolanos", acrescentou.

Convém salientar que Angola, que vive a oitava prorrogação da situação de calamidade devido à Covid-19, contabiliza 17.642 casos positivos, 408 óbitos e 11.223 recuperados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project