Conforme sublinhou a organização, a conferência tem como principal objetivo promover uma Rede de Estudo e Investigação na área da gestão e das políticas de ensino superior no âmbito dos países de língua portuguesa,. Visa ainda promover a aproximação de toda a comunidade académica, em especial os decisores da política educativa, os membros dos órgãos de gestão das instituições de ensino superior, os administradores, os docentes e investigadores, sendo esta uma oportunidade para refletir sobre alguns dos principais temas estruturantes do ensino superior, assumindo-se como um espaço de cooperação, partilha, aprendizagem e investigação de referência.
A abertura da conferência aconteceu no Centro de Convenções da Uni-CV, com a comunicação da Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, da Presidente da Direção da FORGES, Margarida Mano, e do Reitor da Universidade de Cabo Verde, José Arlindo Barreto. Isto sem contar com a participação de investigadores e instituições de ensino superior de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor.
O programa do fórum inclui a conferência inaugural e a conferência de encerramento que são abertos ao público, além de sessões plenárias, fóruns dos diferentes eixos da Academia FORGES e sessões paralelas, podendo ainda ser assistido via web.