MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ursa e filhote abatidos por pousarem sobre submarino nuclear russo 10 Novembro 2020

"Não tivemos outra opção", reagiu assim a Marinha russa ao clamor que se levantou entre utentes dos social-media no domingo quando foram divulgadas fotos da "chacina"que teve lugar na base de Vilyuchinsk, na região oriental de Kamchatka. Centenas de pessoas, que viram o filme online do tiroteio, acusaram a Marinha russa de ter atuado com "crueldade desnecessária" e "desumanidade".

Ursa e filhote abatidos por pousarem sobre submarino nuclear russo

A operação para desalojar a mãe ursa e cria, como explicou a autoridade da Marinha, envolveu um instrutor de caça" que "neutralizou os dois animais selvagens".

O vídeo foi publicado no domingo, 8, mas desconhece-se a data em que os dois animais foram abatidos. A dado momento, vê-se que um dos animais atingidos cai à água enquanto uma voz de homem justifica que se os deixassem os dois ursos teriam atacado as aldeias próximas.

Isso aconteceu o ano passado, no início de dezembro, quando 56 ursos polares entraram numa aldeia russa de 700 residentes, Ryrkaypiy, na região nortenha de Chukotka. A tropa teve de cercar o povoado até desalojarem os animais selvagens.

Segundo a BBC, são cerca de 24 mil os ursos que habitam a península de Kamchatka. Desconhece-se o motivo que fez os dois ursos deixar a terra firme e nadar até ao largo da baía onde o submarino estava ancorado.


Clima em mudança

Biólogos têm explicado que os ursos têm esses comportamentos surpreendentes
devido à mudança climática, que tem reduzido a linha costeira da zona glaciar. Com isso, o acesso à comida tem-se reduzido e os ursos são forçados a ir para terra em busca de comida.

Há cientistas que propõem que as aldeias deveriam ser despovoadas. Devolvidas à natureza esses espaços iriam proporcionar um novo habitat aos ursos.

Fontes: BBC/WWF. Fotos: Urso abatido. Ursos polares cada vez mais entram em aldeias no norte da russa em busca de comida.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project