MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Vacina Pfizer nos EUA: Ricos furam fila — "Estou disposto a dar 25 mil..." 19 Dezembro 2020

A vacina da Pfizer nos Estados Unidos está, desde segunda-feira, 12, a ser administrada aos grupos prioritários, idosos e profissionais de Saúde, segundo o calendário estabelecido. Mas há quem queira furar a fila: os ricos que utilizam estratégias como a da doação ao SNS "a ver se", ou a cunha dos amigos bem posicionados ou os serviços do escritórios de advogados bem pagos para contornar o sistema.

Vacina Pfizer nos EUA: Ricos furam fila —

Segundo uma reportagem do Los Angeles Times publicada este sábado, 19, muitas são as vias utilizadas entre os ricos da América, os ’happy few’ que podem pagar seja para ter bons tratamentos seja para influenciar o curso dos eventos.

Médicos ouvidos pela reportagem são a principal fonte dessa informação. Um deles, o Dr. Jeff Toll, admitiu que o seu hospital é um dos privilegiados que receberam as primeiras vacinas, o que desde logo os leva a ser assediados pelos clientes com um "Estou disposto a dar 25 mil, para ter um lugar no início. Posso?".

"E a resposta é não", diz Toll.

As portas para obter a vacina Pfizer ou a próxima não se fecham contudo com a "nega" de profissionais mais éticos. Restam ainda outras estratégias.

Uma, a dos médicos privados que conseguem ter meios vastos para por exemplo, poderem utilizar equipamentos de ponta para stockar as vacinas.

Outra, a dos serviços do escritórios de advogados bem pagos para contornar o sistema.

"Eles montam dossiês médicos muito completos dos seus clientes, com particular ênfase sobre os riscos que a Covid-19 representa para eles", à procura de obter a vacina mais cedo.

Fontes: www.latimes.com/california/story/2020-12-18/wealthy-patients-scramble-covid-19-vaccinereports. Foto(Reuters): Vacina Pfizer.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project