REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Vacina cubana: 100 milhões de doses este ano — Cuba vacinará até turistas 20 Fevereiro 2021

Cuba atinge mais um marco na ciência médica: os testes para a vacina ’Soberana 02’ "made in" vão arrancar, segundo a ACN-agência noticiosa oficial anunciou na quinta-feira, 18. Ou seja, um mês após o IFV-’Instituto Finlay de Vacuna’ avançar a meta de cem milhões de doses para cumprir o plano de vacinar toda a população ainda este ano.

Vacina cubana: 100 milhões de doses este ano — Cuba vacinará até turistas

Cuba esteve desde o ano passado no foco mediático pelos anúncios de que tinha criado medicamentos e estava a desenvolver uma vacina anti-Covid. A factualidade de alguns anúncios pouquíssimas vezes pôde ser confirmada.

Esta semana, todavia, a informação é veiculada pelo órgãos oficiais. Também pelo destaque dado na conta oficial no Twitter do presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, sobre o avanço da ’vacina cubana’.

O país-insular dá mais um passo de gigante no avanço científico. Mesmo com equipamentos que nos países desenvolvidos são inutilizáveis por obsoletos, os seus investigadores em centros como o IFV-Instituto Finlay de Vacuna trabalham a toda a velocidade para atingir a meta de vacinar gratuitamente toda a população, até ao fim deste ano. Pelas contas, vão produzir muito acima das necessidades nacionais e já se prevê inocular também os turistas que visitam a ilha.

Fontes: ACN/Granma/El Clarín/Outras. Foto: A vacina ’Soberana 2’, acreditam as autoridades cubanas, vai resolver a crise pandémica que no país-ilha atingiu o total de 41.688 pessoas infetadas na população de 11 milhões. Note-se a taxa de letalidade das mais baixas do mundo, de 25 óbitos por milhão de habitantes (representa um décimo da taxa de Cabo Verde, que é de 254).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project