REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA contra covid-19 - Vacinometria: Eficácia, frio, nº de doses já, preço, efeitos 2ºs e o "terrível descrito por médico de Boston" 02 Janeiro 2021

A eficácia das vacinas da Pfizer e da Moderna supera em até 38% a da Oxford. Idem para o preço, em dólares, respetivamente de $19,50, $34-37, $3-4. Mas a vacina de Oxford tem já, já disponíveis 200 milhões de doses, quatro vezes mais que a Pfizer e o décuplo da Moderna.

EUA contra covid-19 - Vacinometria: Eficácia, frio, nº de doses já, preço, efeitos 2ºs e o

A "reação alérgica terrível" que faz manchetes na quadra Natal-Ano Novo é relativa à vacina da Moderna tida como a de maior eficácia (até 100 por cento), mais que os 95% da Pfizer e os 62-90% que avaliadores atribuem à vacina de Oxford.

Segundo o New York Times, o médico especialista Hossein Sadrzadeh teve uma "reação alérgica terrível". Desde sempre a sofrer de alergias, o oncologista geriátrico do Boston Medical Center descreveu "a pior reação alérgica de sempre" após ter recebido a vacina na quinta-feira, 24.

É a primeira reação alérgica importante ligada à vacina da Moderna, a segunda autorizada nos Estados Unidos. Hossein Sadrzadeh contou ao diário novaiorquino que, momentos após ter recebido a primeira dose da vacina, sentiu "tonturas e o coração acelerado".

Em comunicado no dia seguinte, o Boston Medical Center informou que "o Dr. Sadrzadeh sentiu uma reação alérgica e foi autorizado a autoinjetar-se com a sua epi-pen [na foto inserida]. Foi conduzido às urgências onde foi diagnosticado, recebeu tratamento e, por fim, teve alta. Hoje encontra-se bem".


Alérgicos proibidos de tomar vacina Pfizer no Reino Unido

Recorde-se que no dia seguinte ao arranque da campanha de vacinação na Grã-Bretanha, o Reino Unido proibiu a administração da vacina da Pfizer-AstraZeneca devido às reações surgidas em dois pacientes. (Vacina Pfizer no Reino Unido: Alérgicos proibidos de tomar vacina anti-Covid, 09.dez.020.

Conservação, o calcanhar-de-aquiles

As duas vacinas tecnologicamente mais cimplexas, a da Pfizer e Moderna, requerem estruturas de conservação complexa, inacessível à maior parte das estruturas de saúde existentes.

O frio requerido para o armazenamento das vacinas é de -15,56 (graus negativos) requeridos na vacina Prizer. A Moderna requer -70 (graus negativos) enquanto que a vacina de Oxford pode ser conservada entre 1,1ºC e 6,7ºC.

Fontes: NY Times/CNN/Boston Globe. Foto(AFP/Getty): A vacina da farmacêutica Moderna é a mais acessível e a sua eficácia é tida como a melhor.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project