INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Valtònyc, 1º artista da era democrática em Espanha condenado a cumprir pena por insultar a Monarquia 02 Junho 2020

O rapper Josep Miquel Arenas Beltrán, nome artístico Valtònyc, fugido à justiça espanhola desde maio de 2018, está desde então refugiado no reino da Bélgica. O reino de Espanha pediu a sua extradição, para cumprir os três anos e meio de prisão a que foi condenado "por injúrias e calúnias graves ao rei". Um juiz belga recusou, com o argumento de que as músicas de Valtònyc se enquadram no direito à liberdade de expressão.

Valtònyc, 1º artista da era democrática em Espanha condenado a cumprir pena por insultar a Monarquia

O currículo de "delitos políticos" do artista nascido em Maiorca parece ter começado em agosto de 2012, tinha Valtònyc dezoito anos. As composições rap marcadas pela "ideologia anticomunista, antifascista, anticapitalista e republicana" valeram-lhe a detenção por "incentivo à violência e injúrias à coroa".

A última detenção foi em fevereiro de 2017. Levado a tribunal acusado de "apologia do terrorismo" e "por injúrias e calúnias graves ao rei", foi condenado à pena de três anos e meio de prisão. Recorreu mas o Supremo confirmou a sentença em fevereiro de 2018.

Devia dar entrada na prisão em 24 de maio, mas no dia 23 noticiou-se que havia fugido e de imediato foi emitido um mandado de detenção.

Refugiou-se na Bélgica, depois de no dia 5 junho de 2018 o tribunal de Estrasburgo indeferir o seu pedido para não ser extraditado.

Artista modesto "grato pela campanha publicitária"

O artista usou muitas vezes a ironia para rebater os processos judiciais. Os adversários, dizia ele em 2016, aos 22 anos, proporcionaram-lhe "tanta publicidade que nunca teria meio de pagar".
..

Fontes: El Nacional/Le Monde/AFP. Foto: Em Bruxelas, Valtònyc — o primeiro condenado desde o fim do franquismo por crime de lesa-majestade — juntou-se ao grupo de refugiados políticos catalães, a começar pelo antigo presidente da região autónoma, Carles Puigdemont.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project