SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Vandalismo na imagem do Santo Gabriel em S.Nicolau: Cidadãos preocupados com o silêncio das autoridades locais 21 Agosto 2018

A comunidade cristã e cidadãos de bom senso de S.Nicolau estão indignados com aquilo que consideram ser o acto bárbaro de vandalismo à imagem do São Gabriel, registado, na semana passada, no Miradouro turístico do «Razador», que fica na Assomada de Caleijão. Como se pode ver nas fotos, a figura sacra, que foi construída e colocada nesse sítio histórico pelo escultor Sandro de Nha Sãozinha, ficou totalmente destruída. Cidadãos e responsáveis locais mostram-se, no entanto, preocupados com o silêncio das autoridades locais perante este caso grave, que está a merecer o repúdio por parte da maioria da população da ilha.

Vandalismo na imagem do Santo Gabriel em  S.Nicolau: Cidadãos preocupados com o silêncio das autoridades locais

«É lamentável. Quem fez esta brincadeira não tem a noção da gravidade deste acto», comentou Carla Simone Ramos Fonseca, na sua página de Fecebook.

Já Rosa Gomes, exclamou: «Meu Deus que mundo estamos», postou na sua conta pessoal na rede facebook.

« É triste, muito triste mesmo. Acreditem que este SANTO foi barbaramente destruído por vândalos, aproveitando talvez da cumplicidade da calada da madrugada. Até o momento, por se tratar de um espaço público municipal (MIRADOURO), por incrível que se pareça, ainda a Câmara Municipal da Ribeira Brava não deu sequer um sinal de vida, acionando as autoridades competentes para apurar quem está por trás deste facto. Estranho SILÊNCIO!», criticou, por seu turno, Hipólito Barreto, que foi um dos primeiros a denunciar, na sua página de facebook, este acto de vandalismo.

Razador e história

Barreto, que é também dirigente da oposição em Nicolau, diz que o seu partido condena veementemente o citado ato de vandalismo/barbaridade, que aconteceu no histórico sítio de "RAZADOR" de Caleijão, na semana passada.

«Para quem não sabe, ou desconhece a história do "RAZADOR", trata-se de um local de meditação em viagem, localizado em Assomada de Caleijão, através de orações de agradecimento feitas pelos habituais viajantes crentes, sempre que passam por este local. Estes louvam a Deus, pedindo a São Gabriel, a figura sacra (santo) que ali foi colocada por livre iniciativa do jovem e promissor escultor desta ilha de São Nicolau, "Sandro de Nha Sãozinha"», descreveu a mesma fonte.

Preocupados com o passado de «quebra santos» registado na década de 90, vozes críticas de São Nicolau esperam que as autoridades judiciárias mandem abrir uma investigação séria no sentido de se descobrir os possíveis autores de tais actos e puni-los, conforme a legislação em vigor em Cabo Verde. (Texto recuperado, na sequência do problema técnico registado hoje no site).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project