Escritor universal, o peruano Vargas Llosa é o último representante do boom latino-americana junto com outros grandes da literatura como o colombiano Gabriel García Márquez, o argentino Julio Cortázar e os mexicanos Carlos Fuentes e Juan Rulfo (falecidos respetivamente em 2014, 1984, 1986 e 2012).
O meu mestre foi e será sempre Flaubert
Esta confissão do autor hispanófono que "nunca escreveu em francês" é acompanhada da declaração de que Vargas Llosa viajou aos 23 anos para Paris "para aprender a língua". Era 1959 e Mario estava casado com a "Tia Julia" dez anos mais velha.
Indignação
Um grupo de universitários assinou uma carta-aberta no diário Libération , a qual denunciam "o anticomunismo primário" e os "posicionamentos extremistas" do novo membro da Academia Francesa. Exemplo: o seu apoio ao José Antonio Kast, candidato da direita radical à presidencial chilena.
A sua escolha como membro da prestigiada academia constitui, pois, "uma falha, um erro".
Fontes: Le Figaro/ ... Relacionado: Brasil-Presidencial2022: "Lula corrompeu presidentes peruanos", diz Vargas Llosa, 17.ago.022; Nobel da Literatura 2010: Vargas e a dor do fim do amor aos 86 anos, 29.dez.022; "Nós, chefes de Estado e Governo pela liberdade de opinião e expressão" — Juramento de Macron mais seis, 14.nov.018.