REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Variante Delta flagela mundo — "Autoextinguiu-se" no Japão 21 Novembro 2021

O Japão teve a sua quinta vaga, a maior durante o Tokyo’20 com 25 mil casos diários de infeções a atingirem uma taxa de 20% em agosto, mas que de súbito chegou ao fim neste princípio de inverno nipónico. Os cientistas dividem-se entre o sucesso vacinal e a "autoextinção" da variante Delta, uma teoria ‘revolucionária’.

Variante Delta flagela mundo —

Novembro está a ser suave no Japão dado o súbito desaparecimento da temível quinta vaga, hipoteticamente ligado à extinção da variante Delta. Isto depois de a maior parte dos casos, não obstante os 75,7% de vacina completa, ter surgido na Grande Tóquio que registou em agosto metade dos casos do país.

Mais do quádruplo em relação às terceira e quarta vagas do inverno e primavera. Um número alarmante, tanto mais se comparado ao país mais flagelado, os Estados Unidos com uma população quase três vezes maior.

O Japão teve, pois, a sua quinta vaga, a maior durante o Tokyo’20 com as infeções a atingirem uma taxa de 20%, mas que de súbito chegou ao fim neste princípio de inverno nipónico.

Entre as diversas hipóteses para explicar o desaparecimento da variante Delta, a que se destaca é a denominada "autoextinção" da variante Delta, em resultado das mudanças genéticas do coronavírus durante a sua reprodução, que chegam a ocorrer duas vezes por mês.

Teoria: Mudanças bimensais levam à autoextinção da variante Delta

Segundo essa teoria ‘revolucionária’ do professor Ituro Inoue, do NIG-Instituto Nacional de Genética, o principal fator decorre do elevado número de mutações que a variante acumulou no Japão.

Entre essas mutações está, diz Ituro, as que o vírus fez desencadear através da proteína não-estrutural designada NSP14. O resultado foi que o vírus ao tentar reparar os erros acabou por se autodestruir.

Fontes: Japan Times/ Tokyo Daily. Foto: Skateboarder japonesa Momiji Nishiya de 12 anos campeã da nova modalidade, introduzida no adiado Tokyo’20 — realizado neste 2021 em que o mundo sofreu uma erupção da variante Delta.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project