REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Velhice da boa: Muitos e bons anos com boa saúde e audição, raciocínio rápido e chamadas/visitas diárias 08 Outubro 2021

É raro ter tantos anos e tantas benesses juntos. E embora essa sorte calhe a pouquíssimos, o resto da humanidade fica a olhar e a maravilhar-se. Como? Porquê? A longevidade da bisavó Martha Tucker de 94 anos permitiu-lhe realizar, este setembro, um sonho de há setenta anos: pôr o vestido de noiva com que quis casar em 1952.

Velhice da boa: Muitos e bons anos com boa saúde e audição,  raciocínio rápido e chamadas/visitas diárias

Mas na América antes dos direitos civis "nem podia aproximar-me da montra duma loja de vestidos de noiva, muito menos comprar um", lembra Martha.

A Erica Tucker realizou o sonho da bisavó. Martha que goza da "velhice da boa": tem boa saúde, audição total, raciocínio rápido e carinho expresso em chamadas/visitas diárias.

Velhice com visitas. "A minha velhice não é triste" — assegurava em 2013, Renée Simonot, nome artístico de Renée Dorléac, nascida Renée Deneuve —", não se passa um dia que não tenha uma chamada ou visita das minhas filhas ou netos" .

Supercentenários. A longevidade de hoje tornou visíveis os supercentenários nos países mais desenvolvidos da Terra. Em especial para atualizar o ranking com a ascensão do mais recente decano/pessoa decana. "Rei/veterano extinto, "rei/veterano reposto".

Fora disso, só um acontecimento tão extraordinário como a Olimpíada de Tóquio de 2020 em 2021 faria com que falássemos fora de época sobre a decana Kane Tanaka, de 118 anos e 9 meses (n.02.01.1903), e que é "a pessoa decana" da humanidade.

Ou a fama de um descendente, como no caso de Renée Simonot, mãe de Catherine Deneuve. A também atriz decana do cinema mundial — notável pelo pioneirismo em "emprestar voz" a estrelas de Hollywood — atingiu em 2021 os 109 anos.

A difícil prova. Existe em Cabo Verde a perceção de que haverá muita gente a chegar a centenários. Porém, dada a ausência de registos aceites em contexto internacional jamais serão reconhecidos. O Pè-Pipi que atingiu 110 anos (Santo Antão: Idoso celebra 110 anos de vida, 12.dez.020).

Ou a primeira centenária registada na nossa memória, mais de cem anos nossa sénior, que era a bisavó do G., já adolescente enquanto nós estávamos na primeira infância nesse ano histórico de 1973. Durante muitos anos, para falar da pessoa mais velha que se conhecia em toda a ilha era mencionada essa avó da mãe de G. que teria ultrapassado os 115 anos.

Quantas pessoas não tiveram um assento de nascimento ou só tinham o registo da igreja que, com a República que hoje se celebra, passou a ser inválida? Quantas com o registo civil tiveram encurtada a sua idade, às vezes em até sete anos!

Irrealizáveis sonhos de jovem que a longevidade realiza

3 de julho de 2021, o dia em que Martha Tucker — viúva desde 1975 — enverga um vestido de noiva com um decote em V e mangas transparentes. Um sonho antigo, da noiva de 1952, cuja realização a bisneta lhe proporcionou.

Fontes: Le Monde/AP/Japan Times/... Fotos: Kane Tanaka, de 118 anos e 9 meses (n.02.01.1903). Renée Simonot: "Deneuve sou eu!". Pedro Rodrigues. Martha Tucker e o sonhado vestido de noiva aos 94 anos, proporcionado pela bisneta.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project