A construção da piscina municipal de São Filipe arrancou em Maio deste ano e as obras se encontram já numa fase avançada (ver fotos). Está localizada nas imediações do Polidesportivo Simão Mendes e do ginásio municipal. O projeto contempla uma piscina municipal com 25 metros de comprimento, cerca de 10 metros de largura e um metro e oitenta de profundidade e cinco a seis linhas de competição.
A obra contempla ainda um tanque de seis metros de comprimento por cerca de três de largura e cerca de um metro de profundidade para aulas de natação destinadas sobretudo a crianças. Disporá igualmente de balneários e espaços de lazer, nomeadamente uma esplanada e uma lanchonete. A novel infraestrutura representa um investimento na ordem dos 32 mil contos, 27 mil dos quais para a execução das obras, o restante é destinado a compra de equipamentos.
Conforme a Câmara Municipal de São Filipe, a construção desta piscina tem como propósito projetar a modalidade de natação na ilha e na região Fogo/Brava. A sua edificação está enquadrada na responsabilidade municipal de criar condições para fomentar a prática desse desporto no concelho, respondendo assim à ambição de aprendizagem e a introdução de natação no município.
O objetivo de ter uma piscina municipal é o de explorar a centralidade desta modalidade, que poderá trazer ao Fogo e país muitos sucessos no futuro. Outra razão apontada para a sua edificação tem a ver com a diversificação de modalidades, é preciso que o desporto no concelho vá além do futebol. Visa ainda fazer de São Filipe e da ilha do Fogo grandes palcos de eventos desportivos, potenciando a sua dimensão económica.
Devido a alguns erros e omissões do projeto, as obras da piscina municipal de São Filipe vão sofrer alguma derrapagem no tocante ao prazo inicial fixado para a sua execução. Mas está previsto um encontro entre o dono da obra e o empreiteiro para e se equacionar estas situações e determinar um novo prazo para a sua conclusão.