NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Verão agita Boa Vista 03 Agosto 2009

A ilha da Boa Vista tem outro ritmo estes dias. De meados de Julho para cá, vê-se caras novas, de diferentes idades, de varias ilhas do país e de outros países. São turistas de diferentes cantos do mundo, emigrantes de varias comunidades cabo-verdianas espalhadas pela diáspora, gentes que durante este período do ano visitam a ilha das dunas para aproveitar o que de mais belo tem: as praias. São sobretudo jovens, bons amantes da praia e do sol, do desporto e de actividades culturais e recreativas, que fazem com que por estas bandas, os dias e noites quentes sejam simplesmente especiais.

A combinação praias de areia branca e água cristalina, sol, dunas e muitos programas de diversão deixam a Boa Vista no ranking das ilhas cabo-verdianas mais visitadas durante o verão. Uma época em que a pacatez transforma-se em cores, movimentos, sons e muita alegria. Os programas também são múltiplos - de grupos culturais, recreativos, associações sociais- e juntam-se aos excelentes requisitos que poucas têm, num convite irrecusável às gentes de outras paragens, jovens sobretudo, para um verão diferente.

Desde meados de Julho, caras novas circulam pelas ruas e praias da ilha. Embora em menor quantidade do que no ano passado, nas praias há muitos turistas. Os emigrantes tomam conta das ruas, vêm para matar a saudade de casa e da família e ver como a Boa Vista está a mudar. À tarde e à noite, na praça da Bila de Sal Rei, a criançada brinca no pequeno parque construído especialmente para o efeito.

A malta jovem passa o dia nas praias a banhar-se em águas quentes e cristalinas ou a tomar sol, muitos procuram o bronzeado perfeito. À noite é para reencontrarem-se na praça, onde todo o ambiente é propício para por a conversa em dia, se conhecerem, para encontrar novas amizades, para “paqueras” e pequenos namoricos de verão. Os casais já formados buscam sempre um cantinho ou os bancos mais discretos para namorarem um pouco. Afinal, para a juventude o verão é uma época muito especial, um período em que é preciso repor as baterias com alegria e diversão, depois de um ano escolar intenso.

A tendência é para que mais gentes desembarquem na ilha das dunas durante o mês de Agosto. Muitos deles à procura de mar e sol, mas também de várias actividades desportivas, culturais e recreativas. Chegam atraídos, sobretudo pelas festas que se organizam neste período do ano, pelas noites das discotecas, pelos churrascos à beira mar, pelas “tocatinas” e “luau’s”, pelos retiros com a família ou com amigos durante os fins de semana. Vêm confirmar a fama que já corre célere pelas ilhas, de que Agosto é mês de alegria e diversão na Boa Vista

Agosto é também o mês do grande festival de música de Praia d’Cruz, que leva para a Boa Vista centenas de pessoas de vários cantos do país e do mundo. Este ano, a maior festa da musica da ilha das dunas promete agitar os foliões com artistas nacionais e da diáspora, entre eles a banda brasileira Só Pra Contrariar, Susana Lubrano, Face a Face, Ferro e Gaita, Heavy H, Tio Lino, Juary Livramento, entre vários outros.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project