BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Vice-primeiro ministro de Cabo Verde pede à CPLP decisões corajosas 26 Maio 2019

O vice-primeiro ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, apelou hoje, em Lisboa, à tomada de "decisões rápidas e corajosas" para que os povos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) possam beneficiar daquela organização.

Vice-primeiro ministro de Cabo Verde pede à CPLP decisões corajosas

"A vida é fruto de decisões corajosas. Então tomemos decisões corajosas" em "prol da CPLP", dos seus povos e sobretudo da juventude destes países, disse Olavo Correia, também Ministro das Finanças de Cabo Verde, na sua intervenção no 1.º Fórum de Economistas da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

No fórum, promovido em parceria com a delegação do Centro e do Alentejo da Ordem dos Economistas e que decorre este sábado em Lisboa, Olavo Correia abriu o painel dedicado ao papel dos países de língua oficial portuguesa na economia global.
De acordo com a Agência de Notícias Lusa, o governante cabo-verdiano sublinhou que "enquanto não falarmos de livre circulação" na CPLP "estamos a falar de utopia".

Por isso, é da opinião que são necessários "avanços rápidos" na questão da mobilidade entre os países da CPLP, uma das prioridades da atual presidência cabo-verdiana, precisamente em vésperas de uma reunião da comissão técnica tripartida daquela organização sobre mobilidade, que começa segunda-feira, também na capital portuguesa.

"Temos de fazer um esforço para que a lusofonia seja um ativo assumido por parte de todos os nosso povos, e não é isso que acontece neste momento", anunciou o governante cabo-verdiano, conforme escreve a Lusa.

"Desde a criação da CPLP temos dado sempre importância à cooperação empresarial", sublinhou, questionando como será possível avançar com aspetos como estes, sem a livre circulação de pessoas e de capitais.

Olavo Correia admite que todos os países integrantes tencionam trabalhar por forma a que a CPLP seja uma comunidade de países e de povos ao serviço das sociedades.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project