O single “Te Txiga” é uma composição da própria artista, com produção de Hernani Almeida e gravado no Studio La Villa.
Através da nota de imprensa enviada pela produtora Harmonia, revelam que por ser emigrante, a cantora tenta através das suas vivências e sentimentos transmitir as emoções daqueles que vivem fora de Cabo Verde nas suas composições.
“A faixa “Te Txiga” faz um retrato de momentos antes de cada viagem à terra natal em que a artista confessa que leva as mãos à cabeça e pede a Deus que a leve “Te Txiga” sã e salva. Algo que se tornou um ritual e traduzido nesta canção”, revela.
A mesma fonte salienta que o trabalho, “Ep Mininus 2000”, superou as expectativas, e acrescenta ainda, que a artista não foge ao estilo a que já habituou o seu público, mas traz uma nova roupagem, mantendo o tradicional como no anterior trabalho, mas com um update em relação ao que se faz neste momento na produção musical, uma maior modernidade. Um Ep festivo com uma mistura de sonoridade ímpar, que encaixa na “simbólica e cativante interpretação da artista”.
“Enfatiza o ritmo de festa assente na mistura de sonoridades numa viagem a que a própria música nos remete. Aqui fala mais alto o sentimento de quem está fora de Cabo Verde, em que o regresso à festividade culmina num soukous”, prossegue.