MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Violência, armas mancham caráter dos EUA", diz Biden: Tiroteio na FedEx faz 8 mortes 17 Abril 2021

Mais um dia em que um tiroteio nos Estados Unidos interrompe o curso de tantas vidas. Esta quinta-feira, 15, foi em Indianápolis que um atirador solitário perpetrou mais um massacre. A diferença é que as autoridades tinham sido avisadas por um familiar do atirador, o FBI investigou e concluiu que não havia risco.

As autoridades identificaram o atirador: trata-se Brandon Hole, de 19 anos, a mesma idade dos três atiradores que no espaço de um mês mataram quarenta e cinco pessoas.

"Fontes oficiais da FedEx confirmaram que se trata de um ex-empregado que saiu em 2020", disse o vice-comissário de investigação criminal da Polícia de Indianápolis.

"Agora vamos investigar para estabelecer o motivo por trás deste crime", disse o responsável da investigação.

147 pessoas morreram num tiroteio só neste primeiro quadrimestre de 2021, o que "é o regresso ao normal na América".

"Violência, armas mancham caráter dos EUA"

O presidente Biden voltou esta sexta-feira a condenar a falta de consenso entre os membros do Congresso sobre a regulação da venda de armas de fogo. O controlo de armas, ou o seu banimento de acordo com o tipo de arma e ou perfil da pessoa, é uma questão omnipresente na sociedade americana onde o porte de armas é um direito inscrito na constituição.

As tentativas levadas a cabo por representantes democratas para legislar no sentido de maior controlo na venda de armas têm esbarrado no lobby pró-armas do NRA, a poderosa associação de defesa do porte de armas. Um lobby forte seja quem for que esteja no poder, mas ainda mais quando os republicanos dominam.

Durante a era Trump houve uma uma maior liberalização do uso de armas a pretexto de armar os cidadãos para "a auto-defesa perante os massacres a que a sociedade tem vindo a assistir". Infelizmente, a violência atrai a violência.

Fontes: NY Times/Washington Post/CNN/. Relacionado: EUA: 8 vítimas de homicídio em triplo tiroteio em Spas — "Covid alimenta ódio contra asiático-americanos", 18.mar.021; EUA: Atirador em loja faz 10 mortes — Biden quer banir armas, 24.mar.021; EUA: Criança entre as 4 mortes em tiroteio na Califórnia, é 3º multi-homicídio em 2 semanas, 02.abr.021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project