Crioulo

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Violência policial sobre produtor dos McMalcriado e Mayra Andrade em França — Macron "chocado" e "envergonhado" pediu" sanções claras 28 Novembro 2020

O presidente francês "chocado", com "as imagens que envergonham a França" — no vídeo que confirma a violência policial ocorrida no estúdio discográfico de Zercler em Paris — convocou na quinta-feira, 26, o ministro das polícias e pediu "sanções claras". No dia seguinte, foram detidos os três polícias que agrediram o produtor Michel Zecler, de 41 anos, conhecido por trabalhos com os "crioulos" La McMalcriado e Mayra Andrade.

Violência policial sobre produtor dos McMalcriado e Mayra Andrade em França — Macron

O boletim de ocorrência dizia que o produtor Michel Zecler, que estava sem a máscara requerida por lei e foi por isso abordado, teria reagido com agressões aos polícias que o interpelaram. As imagens de videocâmaras viriam desmentir essa versão.

As primeiras imagens de vídeo, por volta das 19H40, mostram o produtor no exterior a ser interpelado por dois polícias por estar sem máscara. Ele entra.

Nas imagens seguintes vê-se que três agentes da polícia entram no estúdio do produtor onde estão "pessoas à sua espera, entre elas menores". Os três espancam Zecler e atiram bombas de gás lacrimogéneo na sala.

Uma semana depois, o ministro da administração interna, Gérald Darmanin, após reunir-se no Eliseu com o presidente, declarou: "A justiça vai atuar e decerto estes polícias que desmereceram da farda serão expulsos desta instituição republicana".

No dia seguinte, sexta-feira, 27, o comunicado do ministério dá conta que os três — um polícia graduado e dois agentes — foram suspensos das suas funções enquanto decorre os inquéritos administrativo e judicial.

Fontes: AFP/Le Monde. Fotos(AFP): Michel Zecler, produtor musical vítima de três polícias. O grupo McMalcriado cujo álbum Nos pobreza k’e nos rikeza Zecler produziu.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project