De acordo com uma nota da Presidência da República citada pela Inforpress, que se refere “na primeira visita de Estado de um PR estrangeiro à ilha” neste mandato, a mesma irá “inaugurar a Presidência na Ilha”.
A mesma fonte indica ainda que, tanto a visita de João Lourenço, como o resto do programa desta Presidência na ilha, de 15 a 21 de Março, colocam a tónica no potencial económico de Cabo Verde para o desenvolvimento da Economia Azul, a partir da Ilha de São Vicente.
Neste quadro, prossegue, os dois presidentes visitarão vários pontos de interesse, seja na indústria ligada ao mar, como a empresa Frescomar, ou a investigação, como é o caso da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e ainda uma visita à Estação de Produção de Água Dessalinizada (Eletra Norte).
No plano cultural, a nota de presidência destaca uma visita ao Centro Cultural do Mindelo, onde os dois presidentes testemunharão a inauguração de uma exposição.
E, à semelhança da Cidade da Praia, também a autarquia local irá agraciar o Presidente de Angola com as chaves da cidade do Mindelo.
Outro “facto inusitado”, de acordo com a mesma fonte, será o Presidente José Maria Neves a receber, no Palácio do Povo, as cartas credenciais de sete embaixadores acreditados em Cabo Verde e não residentes, na quinta-feira, 17, e na sexta-feira, 18.
Aliás, lê-se na nota que a visita dos dois chefes de Estado marca a reinauguração do Palácio do Povo enquanto sede da Presidência da República na ilha de São Vicente. A infra-estrutura encontra-se em obras de reabilitação, com a primeira fase já em conclusão.
Revela ainda a Inforpress que, durante a sua estada em São Vicente, José Maria Neves receberá em audiência personalidades políticas e da sociedade civil, assim como cidadãos anónimos, e manterá um encontro com desportistas náuticos, com a juventude local e ONG ambientais, entre outros pontos de uma vasta agenda para esses dias na segunda ilha mais ao norte do País.
A visita de João Lourenço visa retribuir a visita de Estado que José Maria Neves efetuou a Angola, em Janeiro último, e vem contribuir para “elevar as excelentes relações” existentes e autenticar a parceria estratégica entre os dois países.
Na segunda-feira, na cidade da Praia, foi rubricado um memorando de cooperação entre os transportes aéreos de Cabo Verde, S.A, (TACV) e a TAAG, Linhas Aéreas de Angola e um memorando de cooperação técnica entre a Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC) e a Autoridade Nacional da Aviação Civil de Angola.