BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Visita oficial do Navio Escola Brasil a Cabo Verde 03 Agosto 2019

O Navio Escola Brasil visita este sábado, 03, Cabo Verde, no âmbito da 33ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinhas. Os 227 Guardas-Marinha embarcados no navio estarão em formatura no Convés, prestando honras à República de Cabo Verde, proporcionando belas imagens. O Navio estará no Porto da Praia às 08:50 horas e no domingo, 04, estará aberto ao público, das 14:00 as 18:00 horas.

Visita oficial do Navio Escola Brasil a Cabo Verde

Também haverá uma cerimonia em que entregarão à reitora Judite Nascimento os acervos de livros doados à Uni-CV, bem como a entrega das espadas aos dois primeiros Oficiais Cabo-verdianos formados na Escola Naval Brasileira, pela autoridade do Governo de maior precedência.

Segundo a Embaixada aquele país na Praia, os Oficiais se encontram embarcados no Navio Escola Brasil, realizando a Viagem de Instrução com a turma formada na Escola Naval a que pertencem. Tem ainda em agenda a condecoração do ex-Ministro da Defesa, Jorge Tolentino, com a Ordem do Mérito Naval, e do Capitão do Mar Duarte Monteiro, com a Medalha Mérito Tamandaré.

Conforme a mesma fonte, será uma cerimónia especial e cheia de significado, porque os 2 primeiros Oficiais cabo-verdianos, primícias da cooperação no domínio da defesa entre Brasil e Cabo Verde, são naturais da Ilha de Santiago e receberão as espadas em sua terra natal, compartilhando esse momento de realização com familiares e amigos. O ato será seguido de uma exposição da CBF sobre o futebol brasileiro e outra sobre o piloto brasileiro de Fórmula I, Ayrton Senna.

Além disso, tanto o Ex-Ministro da Defesa, Jorge Tolentino, responsável pela assinatura do Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa entre Brasil e Cabo Verde, como o Capitão do Mar Duarte Monteiro, ex-Comandante da Guarda Costeira, que realizou a Viagem de Instrução, neste mesmo Navio Escola, como Oficial convidado em 1992, terão o devido reconhecimento pelas suas contribuições no fortalecimento dos laços de amizade entre as duas Forças Navais, e poderão contemplar, na materialização da Entrega das Espadas aos dois Oficiais cabo-verdianos, o resultado do trabalho que desenvolveram no exercício das suas funções.

A fazer fé na referida representação diplomática, os três acervos de livros foram doados à Uni-CV, pela Academia Brasileira de Letras; pela Universidade Federal da Fronteira Sul, da cidade de Chapecó, Estado de Santa Catarina; e pelo Engenheiro Químico e Professor José Umberto de Oliveira dos Santos, da Cidade de Barbacena, Estado de Minas Gerais-Brasil.

Escola Naval da Marinha do Brasil

De acordo com a fontes deste jornal, a Escola Naval é a academia militar da Marinha do Brasil, responsável pela formação dos Oficiais de Marinha dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes. É a mais antiga instituição de ensino superior do Brasil. Actualmente está estabelecida na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro. Tem um Ciclo Escolar de quatro anos e um Ciclo Pós-Escolar de um ano, totalizando então cinco anos de formação.

Revela a Embaixada que o Navio-Escola “Brasil” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir do projecto desenvolvido pela Directoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi, prossegue a mesma instituição, iniciada em Setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de Setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de Agosto de 1986, ocasião em que foi transferido para o Sector Operativo.

Segundo a mesma entidade, a tripulação é composta por 31 Oficiais e 218 Praças, 227 Guardas-Marinha, oriundos da Escola Naval, dentre os quais 2 de Angola, 2 de Cabo Verde, 2 do Líbano, 1 do Peru e 2 do Senegal. Isto sem contar com convidados do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, do quadro de Servidores Civis da Marinha, da Marinha Mercante Nacional, do Ministério das Relações Exteriores e de Oficiais já formados de marinhas amigas como Argentina, Chile, México, Portugal, Paraguai, Peru, Reino Unido, Uruguai e Estados Unidos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project