REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Vulcão de La Palma: Chegada da lava ao mar obriga 4.600 pessoas a confinarem nas Canárias 30 Setembro 2021

Desde que entrou em erupção, a 19 de Setembro, o vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, já afetou 744 casas - das quais 656 ficaram destruídas e 88 danificadas, de acordo com as últimas informações reveladas pelo programa de satélites de observação do planeta Terra Copernicus, pertencente à União Europeia.

Vulcão de La Palma: Chegada da lava ao mar obriga 4.600 pessoas a confinarem nas Canárias

Ainda segundo a mais recente atualização, citada pelo Notícias ao Minuto (NM), a lava terá já coberto o equivalente a 267,5 hectares - cerca de 326 campos de futebol. Há ainda 21,5 quilómetros de estrada que ficaram destruídos à “passagem” da lava.

De recordar que a corrente de lava, que emergiu da erupção vulcânica em La Palma já chegou ao oceano Atlântico, numa zona de penhascos na costa de Tazacorte. A chegada da lava à água obrigou a que os 4.600 habitantes desta zona da ilha fossem obrigados a manter-se nas suas habitações, avança o El País. A coluna de cinzas e gases que saem do vulcão alcançam os 3.500 metros de altitude.

De acordo com o NM, os vulcanólogos advertiram ainda a população para que não se aproxime do rio de lava no mar, porque podem ocorrer novas explosões e intensificar-se o fumo com substâncias tóxicas para olhos, pulmões e pele.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project