REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Vulcão de ilha japonesa entra em erupção pela primeira vez em 250 anos 21 Abril 2018

Um vulcão na ilha japonesa Kyushu, adormecido há 250 anos, entrou em erupção esta quinta-feira, 19, forçando as autoridades a estender a zona de exclusão à volta da montanha devido à queda de cinzas e rochas vulcânicas.

Vulcão de ilha japonesa entra em erupção pela primeira vez em 250 anos

O vulcão Io Yama, de 1.300 metros de altura, situado no ponto meridional da maior ilha de Kyushu, no sul do Japão, expeliu na quinta-feira nuvens de fumo e rocha, na sua primeira erupção desde 1768.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, as erupções abrandaram na manhã desta sexta-feira, mas estendeu-se a zona de exclusão devido à queda de cinzas e rochas vulcânicas.

Segundo escreve a Agência Lusa, este vulcão faz parte da cadeia montanhosa de Kirishima, na principal ilha de Kyushu, no sul do Japão, a cerca de 1.000 quilómetros de Tóquio. Japão situa-se no chamado Círculo de Fogo do Pacífico e tem 110 vulcões activos.

Recorde-se que em Janeiro passado, um elemento do exército morreu e outras 11 pessoas ficaram feridas, algumas em estado crítico, quando o vulcão Kusatsu-Shirane largou pedras em direcção a esquiadores num resort no centro do Japão. Dois meses depois, Shinmoedake, um vulcão situado na cordilheira de Kirishima, à semelhança de Io Yama, lançou fumo e cinzas a milhares de metros de altitude, lembram as autoridades, citado pela Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project