ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Xadrez/Chennai 2022: Cabo Verde vai à 44ª Olimpíada na Índia com duas equipas 13 Julho 2022

A selecção cabo-verdiana de xadrez vai competir na 44ª Olimpíada da modalidade que se realiza de 28 de Julho a 10 de Agosto em Chennai, Índia, com duas equipas, nas secções Open e Feminina.

Xadrez/Chennai 2022: Cabo Verde vai à 44ª Olimpíada na Índia com duas equipas

A Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) avançou esta informação a Inforpress, dando conta que Cabo Verde vai competir para estar entre uma das três melhores equipas da Zona, 4.2.

A comitiva será chefiada pelo presidente da FCX, Francisco Carapinha, e é composta por 12 pessoas, sendo cinco jogadores da equipa Open, cinco jogadoras da equipa feminina e dois capitães de equipa.

Nesta Olimpíada na Índia, além da equipa Open, o país vai estar representado por uma jovem equipa feminina, com a média de 15 anos, provavelmente, a mais jovem de toda a competição.

“Se há quatro anos atrás, em Batumi (Geórgia), recebemos o nosso baptismo internacional absoluto ao participarmos, pela primeira vez, na maior competição do mundo de xadrez para equipas nacionais, este ano colocamos a fasquia um pouco mais alta e, no ano em que nós e a FIDE (Federação Internacional Xadrez) elegemos como o ano feminino decidimos tudo fazer para ter uma equipa a competir na secção feminina”, lê-se na comunicação da FCX.

Para que esta deslocação à Olimpíada seja uma realidade, a FCX assegurou que está a ser necessário um “grande esforço” federativo, pois esta participação é “bastante dispendiosa”.

“Embora o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) tenha participado com uma pequena contribuição, sem qualquer outro apoio nacional, só a grande ajuda da FIDE nos permite suportar financeiramente esta operação”, salientou.

Segundo ainda a Inforpress, o FIDE já anunciou que estarão presentes nesta 44ª Olimpíada de Xadrez, 187 equipas na secção Open e 162 na secção Feminina.

No ‘ranking’ inicial, Cabo Verde está na 122ª posição na competição Open e na 126ª posição na competição Feminina.

Os seleccionados cabo-verdianos:

Equipa Open: IM Mariano Ortega (ODERF-Sal), Aires Fortes (GS Mindelense), Gil Teixeira (Casa Benfica Praia), David Mirulla (GS Mindelense), FI Célia Guevara (ODERF-Sal). Capitão – FI Francisco Carapinha.

Equipa Feminina: Divânia Spínola (EBSOM-Sal), Katlene Martins (EBSOM-Sal), Juliana Monteiro (GS Amarante), Jacira Almeida (Casa Benfica Praia), Akiane Moreno (EBSOM-Sal). Capitão – DI Diogo Neves, conclui a Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project