Aberto a todos os jogadores de nacionalidade cabo-verdiana, ou que a sua inscrição na Federação Internacional de Xadrez (FIDE) seja com a bandeira de Cabo Verde, desde que estejam devidamente filiados na FCX em 31 de Agosto de 2023, o nacional da modalidade terá a fase preliminar nos dias 6, 7 e 8 de Outubro em local a designar.
Já a fase final, de acordo com a federação nacional da modalidade, realizar-se-á de 03 a 10 de Dezembro próximo, na cidade da Ponta do Sol, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de Santo Antão.
Consoante o regulamento da prova, “têm direito a participar na Fase Preliminar, até um máximo de 30, jogadores, designadamente os campeões regionais de 2023, ou um dos vice-campeões, desde que tenham sido apurados em campeonatos concluídos e com o respectivo pedido de homologação efectuado até 4 de Setembro de 2023.
Tem ainda lugar reservado nesta fase preliminar “os jogadores com Elo FIDE, as jogadoras do sexo feminino, sendo que as restantes vagas serão preenchidas por jogadores interessados até perfazerem o total dos 30, por ordem de inscrição.
Já para a fase final do CNIA’2023, ainda de acordo com a mesma fonte, terão direito a participar o actual campeão nacional, o mestre internacional Mariano Ortega, a Campeã Nacional Feminina de 2023 ainda por designar, e o vencedor da Taça de Cabo Verde 2023, Gil Teixeira, os três jogadores activos melhores classificados da fase preliminar, e os três melhores classificados na Lista ELO da FIDE.
A Semana com Inforpress