O encontro com os líderes europeus foi marcado por uma estrondosa ovação a Zelensky por parte dos representantes da Europa dos Vinte e Sete. O discurso que ele manteve em Bruxelas foi classificado como emocionante de apelo "à união da Europa que somos".
"A Europa vai estar conosco até à vitória", destacou Zelensky em conferência de imprensa depois. "A Ucrânia vai ter aviões de combate.. Isto foi-me garantido por um grande número de líderes da Europa… que será disponibilizado o mais rápido possível o apoio militar em armamentos de que precisamos, incluindo aeronaves".
Até esta, os líderes da União Europeia têm sido muito cautelosos quanto aos pedidos de Kiev por mísseis de longa-distância e caças aéreos. É grande o receio de que esse forneceimento possa levar a uma maior escalada e expansão da guerra.
Mas após o encontro de quinta-feira, tanto a presidente da Comissão Europeia, Ursula Van der Leyen, como o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, exortaram os líderes a manter o apoio à Ucrânia.
"Sabemos que as próximas semanas e meses serão decisivos. Temos de manter os olhos abertos. Temos de continuar a fazer o máximo para manter o mesmo nível de esforço" na ajuda à Ucrânia", expressou Michel.
Rússia prepara "grande ofensiva" para dia 24
A duas semanas do aniversário da invasão russa, em 24 de fevereiro, o presidente ucraniano está numa rara visita à Europa em busca de mais apoios. Entretanto, há notícias sobre uma ofensiva da Rússia em preparação: já são mais de 300 mil os soldados russos em território da Ucrânia...
Fontes: Le Figaro/Le Monde/BBC/DW