ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

iPhone 14 : Apple muda da China para "made in India" 29 Setembro 2022

A Apple anunciou esta quarta-feira que o iPhone-14 está a ser fabricado na Índia, como parte da sua "decisão de diversificar a cadeia de fornecedores". Entenda-se: dadas as tensões crescentes entre Washington e Pequim e ainda as disrupções na produção chinesa devido às sucessivas medidas anti-Covid.

 iPhone 14 : Apple muda da China para

A China tem sido a principal fabricante dos telemóveis da empresa americana pioneira dos iPhone, neologismo de 2007. Mas com as tensões entre os dois países, a Apple tem vindo a retirar alguns dos seus produtos e encaminha-os para serem fabricados em "países mais amigos".

Este mês a Apple revelou o novo produto e deu a outra novidade. "O novo iPhone-14 traz tecnologia de ponta e imensas potencialidades de segurança. Por isso, estamos a festejar com a Índia, a nossa nova fabricante".

Fusão de Taiwan e Índia

A Foxconn sediada em Taiwan e fabricante da maior parte dos telemóveis da Apple está em Tamil Nadu desde 2017. É neste Estado indiano do sul que a tecnológica taiwanesa fabrica as versões desatualizadas de telemóveis.

Indianos continuam sem Apples em conta

A marca "mais desejável do mundo" embaratece os aparelhos com esta diversificação de produtores, pelo que seria de esperar que o "Made in India" seria mais em conta no consumo local.

Mas o consumidor indiano vai ter de continuar a pagar caro (99.990 rupias, 140.715 CVE) “para” ter o seu "mais novo iPhone da Apple.

"Made in India" é um slogan que se tornou realidade com o impulso dado pelo governo de Narendra Modi, mas a Índia continua a aplicar vários impostos a taxas altas sobre os componentes importados.

— -

Fontes: Times of India/Hindustani Times/SCMP/BBC. Fotos (Apple): No dia 16 em Dubai, o indiano de 28 anos que desde 2017 é notícia como o consumidor mais fiel e mais rápido dos iPhones da Apple. Viaja perto de dez mil km para que no 1º dia de cada novo lançamento esteja entre os primeiros em Dubai, a mais de quatro mil quilómetros de avião.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project