Festival

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

lha do Sal: Festival Praia Santa Maria volta à ribalta com elenco de artistas de “grande qualidade” 09 Agosto 2022

O Festival da Praia de Santa Maria, em celebração ao Dia do Município do Sal, 15 de Setembro, está marcado para os dias 16 e 17 de Setembro com um elenco de artistas de “grande qualidade”.

lha do Sal: Festival Praia Santa Maria volta à ribalta com elenco de artistas de “grande qualidade”

O festival da praia de Santa Maria, o maior evento cultural da ilha do Sal, organizado pela Câmara Municipal foi cancelado durante dois anos por causa da pandemia da covid-19.

Este ano em parceria com a Câmara do Turismo de Cabo Verde, eis que volta à ribalta com um cartaz diversificado, para todos os gostos, com a participação de um leque de artistas e bandas, nacionais e internacionais, conforme garantiu hoje o presidente da câmara municipal, Júlio Lopes, em conferência de imprensa para anunciar o programa para as festas do Município do Sal.

As festividades do Dia do Município em homenagem à Nossa Senhora das Dores, padroeira da ilha, arrancam no dia 15 de Agosto com uma série de actividades, sendo o festival da praia de Santa Maria o ponto alto das celebrações.

Ao apresentar o elenco do evento cultural, este ano sob o lema “Dja d’Sal junt ma diáspora”, ou seja, Ilha do Sal com a Diáspora, o autarca explicou que o propósito do lema é contribuir para reforçar essa ligação entre o Sal, Cabo Verde e a nossa diáspora.

“Numa perspectiva sentimental, mas também numa perspectiva promocional e económica”, realçou, referindo que o programa dá o pontapé de saída a partir do dia 11 de Setembro, com as boas vindas no Bikini Beach, volta à ilha com almoço no Buracona, uma actividade no Restaurante Piscador com artistas nacionais, jantar com desfile de moda no Hotel Dunas e festa na Pedonal.

Ainda a anteceder o festival da praia de Santa Maria, orçado em 15 mil contos, os salenses poderão assistir a um “grande” concerto musical nas salinas de Pedra de Lume, com artistas nacionais, nomeadamente, Rui de Bitina, Tito Paris, Diva Barros, Janiffer Soledade, Mário Marta, Tio Lino, Don Kikas, Dudú Araújo e a presença também do músico Mário Lúcio.

As actividades prosseguem com “Noite branca” durante jantar no Hotel Morabeza, seguido de Jamesation, no Bikini Beach, para no dia 16 e 17 acontecer o Festival da Praia de Santa Maria.

Júlio Lopes anunciou, por outro lado, que no âmbito do festival da praia de Santa Maria serão realizados vários voos charters provenientes de África, Dakar, Abidjan e Bissau, Estados Unidos (Boston), da Holanda e outros países da Europa, para que os cabo-verdianos e não só, destas paragens possam assistir ao maior evento cultural da ilha.

Nesta medida, os festivaleiros terão a oportunidade de ver desfilar no palco do festival da praia de Santa Maria, “Os Calema”, Dynamo, entre vários artistas da ilha do Sal, também Tito Paris, Mário Marta, Dudu Araújo, Kino Cabral, Rui de Bitina, Dina Medina, Manú Lima, Suzana Lubrano entre outros grupos presentes neste festival.

Quanto ao cartaz internacional aguarda-se um grupo de Reggae jamaicano, Anthony B, Tabanka Jazz, entre outras surpresas.

“Em termos de artistas, de facto é um elenco de grande qualidade e vamos, naturalmente, investir em outras áreas para que possamos ter uma grande festa do município para orgulhar a ilha do Sal e Cabo Verde.

“O Sal já está em recuperação, os hotéis estão com uma boa taxa de ocupação, a actividade económica está em recuperação, apesar de todas as dificuldades… mas vamos ter um grande festival”, exteriorizou Júlio Lopes.

“A ilha do Sal vai ganhar com este festival em todos os sentidos, inclusivamente na componente económica, e de rendimento para as pessoas”, prognosticou o autarca.

À semelhança dos anos anteriores, as celebrações serão ainda marcadas com homenagens, desta feita a figuras da Palmeira, Santa Maria e Pedra de Lume, dando nome a algumas ruas, além de outras actividades culturais e desportivas. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project