ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

llha do Sal: Ulisses Correia e Silva destaca reforço da IDC com a constituição de representação juvenil da organização 27 Novembro 2018

O presidente do MpD destacou hoje,26, o reforço da Internacional Democrata do Centro (IDC), com a constituição formal de representação juvenil que comunga e defende valores e princípios da organização, bem como a operacionalização da organização de mulheres.

llha do Sal: Ulisses Correia e Silva destaca reforço da IDC com a constituição de representação juvenil da organização

Ulisses Correia e Silva fez esta comunicação em conferência de imprensa, na sequência do encontro do Comité Executivo da Internacional Democrata do Centro (IDC), bem como a sua Assembleia-Geral, que decorre na ilha do Sal, durante dois dias, realizado pela primeira vez num país africano, neste caso, Cabo Verde.

Para Ulisses Correia e Silva, a realização da conferência da IDC, bem como a sua assembleia-geral, no país, é uma “grande distinção”, já que um órgão que tem no seu seio os maiores partidos do mundo, a maior família política, que congrega um conjunto de representantes de partidos que estão no poder, e outros na oposição, mas com uma influência no mundo da política “muito forte”, na Europa, África, nas Américas e na Ásia.

Referindo-se a algumas resoluções consideradas “importantes” saídas do encontro do Comité Executivo da IDC, o também chefe do Governo cabo-verdiano destacou a proposta de Cabo Verde no sentido de se apoiar a estratégia de uma nova aliança entre os países da África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e Europa, nomeadamente União Europeia.

“Numa perspectiva de benefícios mútuos, duma relação mais integrada, relativamente à perspectiva de desenvolvimento, quer de África quer de relações mais aprofundadas com a Europa”, apontou, manifestando, igualmente, satisfação por a organização sair reforçada, com a constituição, formalmente da organização da juventude da IDC.

Explicou que a organização da juventude da IDC vai permitir fazer com que se tenha uma representação juvenil que comunga e defende os valores e princípios da IDC, executados e retratados pela força da juventude dos países, onde Cabo Verde, o Movimento para a Democracia (MpD – poder) está também representado.

Ladeado do presidente da IDC, A. Pastrana, e do secretário-geral do Partido Popular Europeu, Lopez Istruriz, Ulisses Correia e Silva regozijou-se, por outro lado, com a operacionalização da organização de mulheres, uma decisão, conforme disse, no sentido de tornar funcional uma estrutura que reflicta também a grande representação feminina que os partidos da família IDC querem evidenciar.

Ulisses Correia e Silva concluiu agradecendo a confiança, já que Cabo Verde, sublinhou, acaba por marcar uma posição relevante nesta “grande” organização da família IDC.

Debate sobre terrorismo e problemas de África

Para o segundo dia dos trabalhos, terça-feira, está agendado um encontro com a IDC África Regional, uma organização que faz parte da IDC internacional que irá ter uma intervenção mais específica sobre aquilo que são os grandes problemas de África.

Para além da discussão de temas políticos regionais, o evento conta ainda com uma conferência internacional sobre o terrorismo, que terá lugar no final da tarde de hoje.

Participam nos trabalhos que decorrem durante dois dias num dos hotéis da cidade de Santa Maria, representantes de 37 países e 85 delegados da Europa, África, América e Ásia. A Semana/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project