Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Próxima edição dos CVMA marcado para 1 de outubro 24 Maio 2022

A XI edição dos Cabo Verde Music Awards, CVMA, foi anunciada para o dia 01 de outubro, precisamente no Dia Internacional da Música.

Próxima edição dos CVMA marcado para 1 de outubro

A edição 2022 vai decorrer sob o lema« Celebrar a Nossa Música». Esta será uma “edição especial” do Prémio Oficial da Música Cabo-verdiana, tendo em conta a efeméride, avança a organização.

Estas informações foram avançadas em conferência de imprensa, para apresentação da gala deste ano, pela responsável de comunicação do evento, Soraia de Deus, que considerou a data da sua realização como sendo muito romântica, por coincidir com um dia especial dedicado à musica internacionalmente.

“E aquela data que se celebra a música, e obviamente todo o foco das atenções, das homenagens estarão voltadas para a música, então penso que podemos casar estas duas coisas, uma celebração internacional da música e aquilo que é o prémio oficial da música de Cabo Verde, daí este lema celebrar a nossa música”, explicou.

Segundo avançou, a organização optou para a edição de 2022 considerar 16 categorias ao invés de 17, ficando suspenso a categoria Melhor em Palco, porque, justificou, 2021 foi um ano fortemente atacado pela pandemia, em que nem todos os artistas tiveram a oportunidade de se mostrar em palcos, festivais ou concertos.

Daí os promotores entenderem pela suspensão, para não criar desiquilíbrio e retomar para o próximo ano.

Uma outra inovação na gala deste ano, é que além da música popular do ano, também a categoria revelação vai contar inteiramente com a votação do público, adiantou esta responsável, que justificou que muitas vezes o público vê além do júri, e consegue descobrir um talento novo, uma nova revelação ainda antes dele ser consagrado.

“Depois temos duas categorias muito técnicas que são a Produção Musical e o Melhor Videoclipe, que deixamos inteiramente ao voto dos jurados, ou seja, a própria pré nomeação, os candidatos nomeados já vão ser indicados a nomeados apenas pelos jurados porque são áreas muito técnicas. Exigem conhecimentos específicos da música, do sector audiovisual”, acrescentou.

Os preparativos para a Gala dos Cabo Verde Music Awards começam agora para premiar os trabalhos realizados entre 01 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2021, pelo que a organização apontou que o trabalho mais intenso agora é dos juris que têm pouco mais de um mês para apresentar os seus candidatos a nomeados, para depois serem votados pelo público até ser apresentado os nomeados em todas as categorias.

“O que nós procuramos no júri é tentar uma representatividade de todos os quadrantes da área musical, desde a interpretação de músicas a colecta de direitos dos autores, a produção artística, tentar cobrir ao máximo o que é a indústria musical, e ter gente que de alguma forma representasse todas essas áreas, incluindo a diáspora cabo-verdiana”, realçou.

O desafio desta Gala que vai nomear os melhores da música cabo-verdiana é, de acordo com os promotores, fazer mais e melhor, neste evento marcado para o mês de Outubro, ficando ainda por acertar o local para a sua realização.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project