CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Criadores e agricultores dizem viver “momento crítico” devido a seca 17 Novembro 2018

Os criadores e agricultores da ilha da Boa Vista, sobretudo os das localidades de Bofareira e Estância de Baixo, dizem estar a viver um “momento crítico” devido ao mau ano agrícola e começam a ficar sem esperanças.

Boa Vista: Criadores e agricultores dizem viver “momento crítico” devido a seca

“Estamos numa escassez muito grande. Muitos poços não têm água, já fizemos escavações a mais de 20 de metros e nada encontramos. Os nossos gados não têm de beber e nem de comer. Não temos como sustentá-los, estão a morrer e tornando-se lenhas do campo”, frisou um agricultor de Estância de Baixo citado pela Inforpress,

Os homens do campo dizem viver um “momento de penúria”, e pedem a intervenção dos poderes local e central, sustentando que muitos trabalhadores já foram mandados para casa.

“A delegação do Ministério de Agricultura e Ambiente (MAA), a câmara e o governo devem unir esforços para ajudar os agricultores e os pastores a ultrapassarem esse momento crítico que vivemos na Boa Vista, assim como se faz nas demais ilhas do país”, observou um agricultor de Bofareira.

A presidente da Associação dos Agricultores e Criadores de Gado do Norte, Elizabete Évora, reconhece que de momento, a maior dificuldade prende-se com a falta de pastos e de água.

Elizabete Évora afirma que a situação agrava-se ainda mais, quando os clientes, nomeadamente algumas cadeias de hotéis, demoram a pagar os agricultores e criadores de gado do norte pelo fornecimento de produtos.

“Além do roubo de gados e a falta de água e pastos, a situação torna-se mais critica quando os hotéis levam mais de dois meses para pagá-los pelo fornecimento de produtos. O que é inadmissível e dificulta ainda mais na compra de ração para fazer face a falta de pastos”, conclui.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project