ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Caso de adiamento da audição do CSMJ: Presidente da AN informa que o incidente está ultrapassado com agendamento de novo encontro 22 Novembro 2018

O caso da suspensão pelo parlamento da audição ao Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial por falta de quórum continua a provocar reações. O chefe da Casa Parlamentar, Jorge Santos, disse à RCV que este incidente, que não devia acontecer, já está ultrapassado e que a audição de Bernardino Delgado acontece esta quinta-feira,22, na Assembleia Nacional.

Caso de adiamento da audição do CSMJ: Presidente da AN informa que o incidente está ultrapassado com agendamento de novo encontro

Conforme a mesma fonte, para se evitar situações como falta de quórum e minimizar os custos com deslocações, a Assembleia Nacional passa a fazer também audições através de videoconferência.

Mesa e responsabilidades

Observadores atentos responsabilizam, no entanto, a Mesa da AN por este e o caso de agressão entre os deputados Moisés Borges e Emanuel Barbosa. É que, segundo os críticos, o Presidente da AN está mais preocupado, neste momento, com as suas alegadas viagens de pré-campanha presidencial pelas ilhas à custa do erário público, do que cuidar da gestão da AN. Daí, segundo eles, os vários incidentes que vêm surgindo na Casa Parlamentar, alguns dos quais manchando a imagem de Cabo Verde no plano externo.

Críticas do CSMJ

Entretanto, o presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial mostrou-se agastado com facto de a sua audição na Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Reformas do Estado e Segurança, que tinha sido marcada na segunda-feira de manhã e que foi adiada, por falta quórum.

Em sinal de protesto, Bernardino Delgado regressou à procedência, classificando a não realização da audição como sendo « uma falta de consideração e respeito» ao órgão judicial que preside. É que dos nove deputados que integram a Iª Comissão, apenas dois estiveram presentes.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project