SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cidade da Praia acolhe segunda-feira a primeira reunião dos Bancos de Leite Humano da CPLP 15 Outubro 2018

A Cidade da Praia acolhe, a partir desta segunda, prolongando-se até a quarta-feira, a primeira reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP. O objectivo é criar um plano de acção para a implantação da rede nos Estados membros.

Cidade da Praia  acolhe segunda-feira a primeira reunião dos Bancos de Leite Humano da CPLP

Conforme a organização, o encontro é realizado pelos Ministérios da Saúde de Cabo Verde e do Brasil e conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz. Tem como propósito alinear o plano de acção da Rede a ser criada com à Agenda 2030 das Nações Unidas, utilizando a experiência de trabalho em rede praticada pela Rede Global de Bancos de Leite Humano.

Segundo nota de imprensa do Ministério da Saúde citado pela Inforpress, a Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai responder a Declaração Universal de Direitos Humanos que estabelece o direito à vida, que é o primeiro e mais elementar dos direitos fundamentais do ser humano. A pensar nisso, defende que tornou-se importante trabalhar o direito ao aleitamento materno e à nutrição adequada.

Diante do lema da Agenda 2030 “Não deixar ninguém para trás”, cita o documento do Ministério da Saúde, faz-se importante trabalhar em conjunto e alinhado aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para que a saúde da mulher e da criança sejam contempladas na política pública de cada um dos países da CPLP.

Neste âmbito, a Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP, pretende utilizar a experiência do trabalho em rede praticado pela Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) para configurar uma estratégia que fortaleça o processo, tal qual destacado por 20 países na declaração denominada Carta de Brasília 2015.

Com essa perspectiva, a Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade dose Países de Língua Portuguesa (rBLH-CPLP) à margem da 70 a Assembleia Mundial da Saúde, que aconteceu a 22 de Maio de 2017, começou a dar os primeiros passos.

Neste encontro, os ministros da saúde da CPLP, reunidos em Genebra, deliberaram pela criação da Rede, devido ao impacto positivo da actuação dos Bancos de Leite Humano (BLHs) na área de saúde infantil.

À luz da Agenda 2030, os ministros concordaram quanto à importância de aprofundar acordos político diplomáticos em saúde entre os membros da Comunidade, fortalecendo o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS/CPLP).

As estratégias de cooperação passam, nesse caso, a ter como foco principal a implementação do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

Durante a reunião da Praia, esta prevista uma visita exploratória ao Banco de Leite Humano do Hospital Agostinho Neto, intervenções subordinadas à temática e partilha de experiências, como no caso da rede brasileira e construção da agenda de trabalho da rBLH-CPLP, conclui a fonte referida.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project