MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cimeira UE-África Sul: Juncker sai do púlpito ’para trocar de sapatos descombinados’ 19 Novembro 2018

O escrutínio à vida privada do homem público por vezes raia o insólito de se dar a
máxima atenção a detalhes irrelevantes, como o que aconteceu quando os ’media’ se desviaram da Cimeira para focar nos sapatos — aparentemente um era preto, outro castanho — que o presidente da Comissão Europeia calçava.

Cimeira UE-África Sul: Juncker sai do púlpito ’para trocar de sapatos descombinados’

O presidente Jean-Claude Juncker esperava a sua vez para discursar na quinta-feira, 15, após o presidente sul-africano Ramaphosa.

Uma funcionária chega e faz um sinal que leva Juncker a afastar-se do microfone. Ela então olha aponta os sapatos dele e, curvada, examina-os com atenção clínica.

Os sapatos de Juncker — parece que um era castanho e outro preto —passaram a ser o foco da atenção das câmaras ligadas enquanto o presidente se afasta do palco, decerto para ir trocar de sapatos. Todas as atenções a desviarem-se do discurso que encerrava os trabalhos da 7ª Cimeira UE-África Sul.

Em julho foi a ciática

Em junho a ciática foi notícia durante e depois. O porta-voz da CE publicamente agradeceu, designadamente ao primeiro-ministro português por ter prestado ajuda ao presidente Jean-Claude Juncker, quando este sofreu "uma crise particularmente dolorosa de ciática".

A RTL, estação televisiva do Luxemburgo, online traz comentários irónicos sobre "a ciática que embaraçou Juncker de novo", em novembro como em julho. No mesmo tom, o digital russo Sputnik e dezenas de outros órgãos, designadamente os de países, como a Itália, Polónia, Hungria, cujos governos estão desavindos com a CE-UE, retomam o tema.

Fontes: Referidas. Relacionado: Cimeira UE-África Sul: Ramaphosa conclui périplo europeu com maior parceira comercial. Foto (AFP) Os sapatos examinados com atenção clínica.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project