INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cuba caminha para potência mundial na luta anti-Covid — Vacina 150 mil profissionais de saúde com Soberana 02, ’Abdala’ já vai na 3ª fase de testes 31 Mar�o 2021

A vacinação com a ’Soberana 02’ "made in Cuba" inoculada a trabalhadores hospitalares conclui-se esta semana, onze ou doze dias desde o seu arranque na segunda-feira, 22. Em pouco mais de uma semana, mais de metade dos 48 mil voluntários já receberam a primeira dose da vacina ’Abdala’, a segunda do país que é o único da América Latina com vacina própria.

Cuba caminha para potência mundial na luta anti-Covid — Vacina 150 mil profissionais de saúde com Soberana 02,  ’Abdala’ já vai na 3ª fase de testes

Segundo anunciou a ACN-agência noticiosa oficial cubana na segunda-feira, 29, a primeira dose já foi administrada à maior parte dos 150 mil enfermeiros, médicos e diversos profissionais das estruturas de Saúde em Cuba, menos de duas semanas após ser autorizada a vacina anti-Covid ’Soberana 02’. A vacina antecessora, ’Soberana 01’, anunciada como em fase final em julho-agosto, ainda não entrou na segunda fase .

A OMS — que acompanha as 47 vacinas adenovírus mais prometedoras para combater a Covid, a nível mundial — aprovou as sucessivas fases regulamentares da primeira vacina desenvolvida na América Latina e que é a quarta vacina cubana em desenvolvimento.

Embora ainda sem obter a autorização definitiva da OMS, a ’Soberana 02’ já está a ser aplicada em larga escala em Cuba. Como aliás aconteceu com a Sputnik-V, a "vacina russa", lançada em dezembro sem a autorização final da OMS (Rússia inocula 2ªfª 1ª dose da vacina Sputnik-V em Moscovo — Só 9% quer vacinar-se já, 09.dez.020).

Segunda vacina está em testes da 3ª fase

A segunda vacina cubana ’Abdala’ iniciou também na segunda-feira, 22, os primeiros testes da terceira fase. Mais de metade dos 48 mil voluntários já receberam a primeira dose do segundo imunizante cubano, segundo a ACN.

Fontes: ACN/Granma/El Clarín/Le Figaro. Relacionado: Vacina cubana: 100 milhões de doses este ano — Cuba vacinará até turistas, 20.fev.021. Foto: A vacina ’Soberana 2’, acreditam as autoridades cubanas, vai resolver a crise pandémica que no país-ilha atingiu o total de 41.688 pessoas infetadas na população de 11 milhões. Note-se a taxa de letalidade das mais baixas do mundo, de 25 óbitos por milhão de habitantes (representa um décimo da taxa de Cabo Verde, que é de 254).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project