INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Inundações em França: Rio subiu 7,68 metros e matou 13 pessoas — "Só temos dados desde 1891, é cedo para dizer se é por causa do aquecimento global" 16 Outubro 2018

O rio Aude no departamento homónimo atingiu um nível sem precedentes desde 1891 e matou pelo menos treze pessoas na madrugada desta segunda-feira, 15. A cidade mais atingida foi Trèbes, com nove vítimas mortais contadas até ao meio-dia.

Inundações em França: Rio subiu 7,68 metros e matou 13 pessoas —

O primeiro-ministro, Édouard Philippe, já se encontrava na região no início da tarde. O presidente, Emmanuel Macron, dirigiu uma mensagem, “de solidariedade de toda a nação”, aos habitantes da região afetada.

O porta-voz do Ministério do Interior, Frédéric de Lanouvelle, afirmou à emissora "France Info" que foram mobilizados 740 bombeiros e militares, assim como sete helicópteros.

“Pessoas não ligam ao alerta vermelho”

O Ministério do Interior considera que o aviso de alerta vermelho não foi tido em conta, o que pode explicar o saldo trágico na região.

Além das mortes, conta-se perto de uma dezena de feridos. Também há infraestruturas destruídas, mas ainda é cedo para saber a extensão dos danos, segundo as autoridades.

É cedo para dizer se é por causa do aquecimento global

O meteorologista Philippe Guibert ouvido pelo L’Express explicou que embora “um estudo publicado em abril tenha mostrado uma intensificação das precipitações fortes nas regiões mediterrânicas desde 1961” e que se prevê “um aumento de 20% do volume das precipitações intensas na parte norte do Mediterrâneo”, ainda é cedo para “determinar se estes eventos estão diretamente ligados ao aquecimento global”.

“É preciso analisar os dados no longo prazo, encontrar as médias das precipitações … Uma chuvada intensa, deste porte, só foi observada em outubro de 1891, com uma subida (do rio) aos 7,95 metros”, remata o cientista do clima.

Fontes: citadas. Foto L’Express: Na Riviera francesa rio subiu 7,68 e levou a ponte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project