ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mindelo movimentada com Cabo Verde Ocean Week que quer transformar o país num centro de economia azul 19 Novembro 2018

A ilha de São Vicente está movimentada. É que a cidade do Mindelo acolhe, a partir de segunda-feira, a “Cabo Verde Ocean Week”. Um evento que, segundo os promotores da iniciava, propõe transformar o país num centro de economia azul, fomentando o diálogo sobre a importância da sustentabilidade dos oceanos.

Mindelo movimentada com Cabo Verde Ocean Week  que quer transformar o país num centro de economia azul

Durante uma semana, vários pontos estratégicos da cidade da baía do Porto Grande vão receber diversos eventos e convidados nacionais e internacionais que discutirão a problemática dos recursos marinhos, entre outros.

A “Cabo Verde Ocean Week” tem como objetivo principal “elevar a consciencialização e fomentar o diálogo sobre a essência, a importância e a sustentabilidade dos oceanos, visando criar uma cultura voltada para preservação e conservação da saúde do mar e explorar de forma sustentável os recursos marinhos nos mares sob a jurisdição de Cabo Verde”.

Segundo a organização do evento citada pela Lusa, pretende-se “incutir o espírito de inovação e desenvolver estratégias para potenciar a relevância natural e cultural do oceano, bem como do seu estado e do papel que exerce, visando a partilha de boas práticas e identificação de medidas e recursos que garantam elevação da performance para a sua gestão sustentável”.

Com o tema “Nosso oceano, fonte de riqueza e bem-estar”, o encontro começa por deixar um apelo sobre o anfitrião: “Cabo Verde é 99% Mar - Cuide do que é nosso”.

Assim, o evento leva em conta que o território cabo-verdiano é muito maior que 4.033 quilómetros quadrados, que representa apenas um por cento de toda a área territorial que pertence a Cabo Verde. Logo, 99% é mar”.

Ao longo de uma semana, realizar-se-ão palestras, debates, workshops e reuniões.

Os trabalhos vão começar com a abertura oficial, a cargo do ministro da Economia Marítima e do presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde.

Oportunidades e desafios da economia do mar e investimentos na economia azul são alguns dos temas em debate neste encontro que será realizado em várias salas e pontos turísticos ligados ao mar, na cidade do Mindelo.

Aquando da apresentação do evento, a 22 de outubro, o ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, referiu que esta primeira edição da iniciativa “Cabo Verde Ocean Week” pretende posicionar Cabo Verde como uma referência da Economia Azul no Atlântico Médio.

Nela participarão ministros da Comissão Sub-Regional das Pescas (CSRP) e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) com responsabilidades nas políticas do mar dos respetivos países e de vários especialistas.

Entre os convidados nacionais e estrangeiros em matéria de economia azul, que foram convidados, figuram o vice-presidente das Seychelles e o comissário europeu Carlos Moedas, refere a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project