A população indignada, que esteve uma semana a protestar em frente à esquadra, marchou até a capital provincial, Guadalajara, na quinta-feira, 11-6-2020, para desta vez fazer-se ouvir pelo governador de Jalisco.
O governador Enrique Alfaro é acusado de inação diante desta morte por violência policial.
Excessos por parte da polícia
O México hoje está no Top20 do Worldometers de Covid: está em 18º lugar com 7.611.531 do total mundial de 688.963.392 infeções e 334.071 dos 6.879.983 óbitos. Em maio de 2020 ainda estava longe desses valores, mas a lei é a lei e a ordem foi para, em plena epidemia de coronavírus, tornar obrigatório o uso de máscara em público — e consequente punição para os transgressores.
A polícia na aplicação da lei cometeu excessos, como esse que causou a morte do pedreiro Giovanni, um jovem que se encontrava num lugar público, um restaurante, e trazia a máscara não no rosto mas no bolso.
Foi levado para a esquadra. No dia seguinte, o irmão e a tia foram buscá-lo e souberam que estava no hospital. Mas ao chegar, os médicos informaram-nos que ele tinha morrido.
Giovanni López Medina de 30 anos tornou-se, no México, a primeira fatalidade na aplicação ilegal duma medida legal de combate ao coronavírus.
Fontes: You Tube/ El Universal.com.mx/BBC /El Pais. Foto: A atriz Salma Hayek tornou-se ativista em prol da justiça pelo pedreiro Giovanni de 30 anos.