O presidente Ram Nath Kovind e o primeiro-ministro Narendra Modi no "Dia da República da Índia" durante a celebração deste ano. Magnífica como sempre, embora sem nenhum convidado estrangeiro em especial.
A data é sempre marcada com grandes festejos em todos os vinte e nove Estados — Bengala Ocidental, Uttarakhand, Uttar Pradesh, Tamil Nadu, Sikkim, Rajasthan, Punjab, Orissa, Maharashtra/Madrasta, Madhya Pradesh, Kerala, Karnataka, Jharkhand, Jammu&Kashmir/Caxemira, Himachal Pradesh, Haryana, Gujarat, Goa (foto), Telangana, Chhattisgarth, Bihar, Andhra Pradesh, "A Terra das Sete Irmãs", isto é, Arunachal Pradesh, Assam, Manipur, Meghalaya, Mizoram, Nagaland e Tripura — e Delhi, o Território da União devido ao seu estatuto de capital federal.
A União Indiana é conhecida como "a maior democracia do mundo". O título justifica-se pela sua população que atinge hoje mais de mil milhões de habitantes (1.385 milhões). São c. 400 por cento mais que em 1950 quando havia 376 milhões de residentes na Índia.
A Constituição indica que a Índia é uma " República soberana, socialista, secular e democrática", com o poder a ser exercido pelo governo central e os Estados. Contudo, a República tem sido considerada de tipo "quase-federal" com o poder central mais forte.
Primeiro-ministro Modi no topo dos líderes mundiais
Além de o terem considerado como o melhor primeiro-ministro de sempre — nos 75 anos desde 1948 com a independência e formação da União Indiana — os indianos consideram que Narendra Modi é o melhor líder mundial, com 71 por cento de aprovação. Em sexto lugar, vem o presidente Joe Biden com 43%, a mesma pontuação que o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau.
Presidentes dos BRICS convidados de honra
Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro seguiu-se a Cyril Ramaphosa, o presidente sul-africano que foi o convidado de honra em 2019.
Mas em 2018, os convidados de honra foram os Chefes de Estado/Governo dos 10 países da ASEAN.
A imprensa brasileira destacou a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, em Nova Delhi, a capital da Índia.
Segurança
Além dos desfiles militares presentes, como em todas as comemorações do dia nas capitais dos 29 Estados, há em Nova Delhi, drones e outras aeronaves a patrulhar os céus da capital, atiradores de elite colocados em locais estratégicos, milhares de soldados a patrulhar as ruas, ... enfim, a segurança é a parte mais cara da fatura das comemorações.
Fontes: Times of India/Indian Times/ Globo/Históricas. Foto (TOI): O primeiro-ministro Narendra Modi, na tomada de posse em 2014, presidida pelo então presidente Pranav Mukherjee.