ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Next Einstein Fórum lança programa para formar cientistas em África 15 Novembro 2018

Bolseiros do Next Einstein Fórum (NEF Fellows) seleccionados poderão apresentar a sua pesquisa e seus avanços no próximo NEF Global Gathering , a ser realizado em Nairóbi, no Quénia, em Março de 2020. O concurso vai culminar com a consagração de 35 cientistas da África, de todos os campos da ciência.

Next Einstein Fórum lança programa para formar cientistas em África

Está a ser noticia desta quarta-feira,14, que o Next Einstein Fórum (www.NEF.org), o fórum global de ciência para a África, lança o concurso para seleccionar a sua terceira turma dos bolseiros . «Uma vez seleccionada, a nova equipa fará parte dos 35 principais cientistas da África, de todos os campos da ciência – envolvem bolseiros dos dois grupos anteriores. Os seleccionados do NEF (NEF Fellows) apresentarão a sua pesquisa e seus avanços no próximo NEF Global Gathering, a ser realizado em Nairóbi, no Quénia, em março de 2020», diz a nota que a organização remeteu ao Asemanaonline.

Conforme informa, as inscrições irão até 27 de janeiro de 2019 e os resultados serão anunciados em junho de 2019. Os interessados podem ter acesso a todas as informações do concurso através do site nef.org/fellows.

O NEF é uma iniciativa do Instituto Africano de Ciências Matemáticas (AIMS), em parceria com a Robert Bosch Stiftung (Fundação Robert Bosch). É uma plataforma global que conecta a ciência, a sociedade e a política na África e no resto do mundo. Tudo com o objetivo de promover, globalmente, a ciência para o desenvolvimento humano. Em março deste ano, recorde-se, o NEF organizou o maior encontro científico em solo africano, o NEF Global Gathering 2018, com cerca de 1.500 participantes de 91 países, com mais de 65% com idade abaixo de 42 anos de idade.

“Após um bem-sucedido NEF Global Gathering 2018, estamos muito felizes em lançar o processo de recrutamento da terceira turma dos mais brilhantes jovens cientistas da África. Os Bolseiros do NEF, por meio de sua pesquisa, continuam a demonstrar ao mundo que a África pode ser uma fonte de excelência científica e avanços globalmente relevantes. Os Bolseiros do NEF Fellows estão rompendo barreiras e incentivando a colaboração global para as ambições de desenvolvimento da África e do mundo. A julgar pelo entusiasmo dos pesquisadores africanos do mundo inteiro, não temos dúvida de que a próxima turma de bolseiros (‘Class of Feloows’) elevará ainda mais o nível da qualidade do programa”, disse Thierry Zomahoun, presidente do conselho administrativo do NEF e presidente e diretor executivo do AIMS.

Segundo os promotores da iniciativa, a inscrição para o programa dos Bolseiros do NEF está aberta aos africanos do mundo inteiro - incluindo aqueles que atualmente vivem fora de seu país - em todos os campos da ciência, incluindo os campos de ciências sociais e tecnologia. «Os candidatos devem ter menos de 42 anos, ter um doutoramento e demonstrar um histórico significativo de pesquisas/descobertas com impacto global», refere a mesma fonte.

O Vice-Presidente para Ciência, Inovação e Parcerias do NEF, Youssef Travaly, destaca o Programa NEF Fellows, que supervisiona: «O Programa de Bolseiros do NEF é excepcional. Ele oferece aos incríveis cientistas africanos uma plataforma global para a colaboração científica, diplomacia científica e engajamento com o público. Os Bolseiros do NEF são modelos para os jovens africanos, tornando a ciência mais interessante e importante para a transformação da África. Os bolseiros, mediante os diversos programas do NEF e suas próprias atividades de pesquisa, terão a oportunidade de traçar a trajetória científica da África», destacou.

Além de participarem com os seus trabalhos no NEF Global Gathering 2020, os Bolseiros do NEF participarão de excursões de pesquisa, visitando eventos promovidos por cientistas com parcerias em certas semanas, refere o comunicado distribuído pela APO Group em nome da Next Einstein Forum.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project