SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

SINDEP e reflexão em São Vicente: Sindicato dos professores conta com mais de quatro mil associados 07 Outubro 2018

O Sindicato Nacional dos Professores de Cabo Verde (SINDEP) conta com mais de quatro mil associados, um número que abrange mais da metade da classe no país. A revelação foi feita pelo secretário executivo do sindicato em São Vicente, durante uma jornada de reflexão sobre a actividade laboral e a saúde mental dos docentes.

SINDEP e reflexão em  São Vicente: Sindicato dos professores conta com mais de quatro mil associados

Nelson Cardoso, que falava esta sexta-feira à imprensa, na sequência de uma tarde de reflexão, assegurou estar o sindicato “estável” em termos de adesão, com mais de quatro mil associados num universo que ronda os seis mil profissionais.

“Só para se ter a ideia da força e confiança da classe docente na SINDEP”, considerou. segundo a Inforpress, o secretário executivo, para quem mostra-se “natural”, tendo em conta esta congregação ter nascido “no meio” do professorado.

Daí, adiantou a mesma fonte, o SINDEP não se preocupa em actuar “somente para resolução de conflitos”, mas, também, em capacitar os professores com actividades para esse fim, como, por exemplo, organizar duas reflexões, durante o ano lectivo.

No caso, a reflexão de hoje, realizada no anfiteatro da Escola Salesiana, abordava algumas questões relacionadas com a actividade laboral e a saúde mental dos docentes.

“O objectivo é informar, formar e consciencializar os professores sobre a sua actividade e também sobre as condições, medidas e precauções que devem tomar para evitar o stress e desempenhar melhor a sua actividade”, lançou Nelson Cardoso, que considerou serem “temas actuais” e referentes a situações que “o professor enquanto profissional está sujeito”.

“Temos um desgaste próprio da profissão, quando se fala, muitas vezes, até de esgotamentos”, reforçou, acrescentando se ter tentado conciliar com o facto de ser o mês da Saúde Mental e ainda para marcar a data de hoje, Dia Internacional do Professor.

Segundo o mesmo órgão da imprensa, durante a conferência foram apresentados dois painéis, o primeiro relacionado com a saúde mental, que esteve a cargo de uma psicóloga organizacional e o segundo, relacionado com o regime disciplinar dos professores, pelo jurista e advogado do sindicato, José Pedro da Luz.

O SINDEP, no último mês de Abril, organizou uma reflexão do tipo voltado para saúde vocal destes profissionais, com a finalidade, segundo a mesma fonte, de se actuar na prevenção.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project