SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sal/Reportagem: Empresa Águas de Ponta Preta quer concluir em novembro o projeto de ampliação do sistema de saneamento e tratamento de águas residuais de Santa Maria 08 Junho 2021

A emporesa Águas de Ponta Preta-Ambiente ( APP-Ambiente) apresenta o novo projeto de ampliação do Sistema de Saneamento de Águas Residuais, na ilha o Sal. Quando ficar concluido t em novembro deste ano, o sistema de saneamento da cidade turística de Santa Maria passará a contar com uma rede de esgotos de 35 Km, com 7 estações de elevação e mais de 500 caixas de registo. O projeto vai ainda aumentar a capacidade de tratamento da Estação de Águas Residuais (ETAR) municipal de Santa Maria de 2.500 m3/dia até 3.750 m3/dia, ao meso tempo que reforçará os processos de tratamento e a nova linha de adução de água regenerada até Palha Verde. O mesmo está preparado para dar cobertura a 10.000 turistas e 10.000 munícipes, bem como cerca de 300 ligações comerciais e industriais.

Por: Luciana Cruz/Redação

Sal/Reportagem: Empresa Águas de Ponta Preta  quer concluir em novembro o projeto de ampliação do sistema de saneamento e tratamento de águas residuais de Santa Maria

A reportagem do Asemanaonliene visitou as obras em curso na cidade turística de Santa Maria do Sal. Segundo Damià Pujol, administrador da empresa APP-Ambiente promotora do projeto, com esta medida pretende-se melhorar os processos de tratamento da Estação de Águas Residuais (ETAR) e dispor de uma água regenerada de maior qualidade.

“Com a implementação das obras de ampliação, o sistema de saneamento de Santa Maria passará a contar com uma rede de esgotos de 35 Km, com 7 estações de elevação e mais de 500 caixas de registo”, reiterou a mesma fonte.

Com esta iniciativa, a APP-Ambiente pretende criar um novo sistema de elevação de águas residuais para a nova zona hoteleira de Ponta Sinó, aumentar a capacidade de tratamento da ETAR municipal de Santa Maria de 2.500 m3/dia até 3.750 m3/dia e reforçar os processos de tratamento e nova linha de adução de água regenerada até zona de Palha Verde.

Ainda segundo a mesma fonte, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) será reforçada com novos equipamentos para o pré-tratamento, uma nova linha de oxidação biológica SBR e uma melhoria nos processos de tratamento terciário. Tudo com a finalidade de aumentar a disponibilidade da água regenerada como recurso hídrico.

Refira-se que este projeto envolve uma segunda etapa do tratamento terciário, com ultrafiltração e osmose inversa, para afinar a qualidade da água tratada para poder ser utilizado para regar variedades vegetais que têm contato com a água, como podem ser os tubérculos.

"Para além de utilizar a água regenerada para regar jardins dos hotéis de Santa Maria, uma parte da produção de elevará até a zona de Palha Verde, aonde existe o interesse de várias empresar para iniciar projectos de agricultura industrial para abastecer o mercado local", enfatizou o entrevistado deste jornal.

Este garante que, com esta ampliação, as infra-estruturas de saneamento de águas residuais de Santa Maria estarão preparadas para dar cobertura a 10.000 turistas e 10.000 munícipes, bem como cerca de 300 ligações comerciais e industriais.
Neste momento, estão a intervir nas obras 4 empreitadas que dão trabalho a cerca de 50 pessoas.

Parceiros e investimentos de 362 mil contos

São parceiros do projeto a APP-Ambiente e a Câmara Municipal do Sal. O mesmo é financiado pelo Banco Cabo-verdiana de Negócios (BCN) e custou 362 milhões de escudos. A estimativa é que a obra esteja finalizada no mês de Novembro deste ano.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santa Maria e a rede de esgotos foram inauguradas em 2008 e melhoradas em 2017. Para dar cobertura ao progressivo crescimento da actividade turística da cidade, a empresa concessionária APP-Ambiente avançou com o Plano de Investimentos 2020, com previa autorização da Assembleia Municipal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project